Agro

Pecuária alagoana se destaca e Associação Brasileira de Criadores de Zebu promove dia de campo no estado

A ABCZ atende mais de 3 mil associados em Alagoas, realizando o acompanhamento técnico da produção

Por Redação* 14/12/2022 11h11 - Atualizado em 14/12/2022 11h11
Pecuária alagoana se destaca e Associação Brasileira de Criadores de Zebu promove dia de campo no estado
A ABCZ faz, desde a década de 30, faz o controle zootécnico da evolução do zebuíno em todo o controle nacional - Foto: Alagoas Rural

Pela primeira vez a Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) realizou um dia de campo oficial do selo em Alagoas. O encontro foi realizado em parceria com o Nelore Santa Nazaré e aconteceu na Fazenda Ribeiro, em Murici, no último mês de outubro.

De acordo com o coordenador de fomento da ABCZ no Nordeste, Bruno Lucca, explica que a associação faz, desde a década de 30, faz o controle zootécnico da evolução do zebuíno em todo o controle nacional, com um banco de dados com mais de 20 milhões de fenótipos e com mais de 359 matrizes em todo o território nacional sendo avaliadas diariamente pelos técnicos da instituição.

“A Agropecuária Santa Nazaré tem sido pioneira em Alagoas a aderir ao PMGZ comercial, que é um programa voltado ao gado comercial e não o gado registrado. Ela irá implementar a partir desse ano, o controle de gestão do rebanho comercial, que é muito importante pois é ele que vai lá na ponta dar o resultado para o investimento tecnológico que ele fez para o gado P.O, o que garante mais qualidade na produção”, detalha o coordenador.

Com escritório técnico em Alagoas, na capital Maceió, a ABCZ atende mais de 3 mil associados no estado, realizando o acompanhamento técnico da produção. “Temos informações zootécnicas que nenhum programa tem e estamos criando um programa de genotipagem, com investimento na casa de R$ 6 milhões de reais, que vai levar tecnologia nova e mundial para os associados”, informou.

O evento reuniu criadores de toda Alagoas e convidados de outro estado do Brasil, para troca de informações entre os pecuaristas.

Segundo Leonardo Macambira, gerente do Nelore Santa Nazaré, o dia de campo trouxe conhecimento técnico e informações importantes para o produtor através de palestras técnicas.

Marcelo Araújo, diretor técnico da Start, o dia de campo cumpre também o papel de celebração ao bom momento vivido pela pecuária de corte em Alagoas e do agronegócio nacional.

“Trouxemos palestras técnicas sobre melhoramento genético, ultrassom de carcaça, estação de monta levando conhecimentos específicos para pecuaristas de todo o Brasil”, comentou.

Os presentes participaram também de apresentações de animais do Nelore Santa Nazaré e Varrela Pecuária.

Assista:

*Com Alagoas Rural