Agro

Ordenha móvel promete facilitar o trabalho dos produtores de leite de AL; entenda

O Moby Milk ou ordenha móvel é uma solução apresentada pela parceria CPLA e Ectare

Por Redação 09/01/2023 18h06 - Atualizado em 09/01/2023 18h06
Ordenha móvel promete facilitar o trabalho dos produtores de leite de AL; entenda
Ordenha Móvel. - Foto: Reprodução/Alagoas Rural

Uma nova tecnologia está facilitando a produção leiteira e está facilitando o trabalho dos produtores de Alagoas. É isso mesmo, o Moby Milk - ou ordenha móvel - é uma solução apresentada pela parceria entre a CPLA e Ectare.

Com capacidade de ordenhar 40 animais em menos de duas horas, o equipamento chega já montado para os produtores de leite. Para Henrique Junqueira, desenvolvedor de negócios da cadeia do leite, as vantagens são que o produtor não precisará ir atrás de um projeto. 

“Não precisa contratar um pedreiro e não vai correr o risco de fazer alguma coisa errada. Já vem pronto com o projeto, com projetista de qualidade, uma máquina perfeitamente dimensionada”, destacou.

Junqueira também frisa outro aspecto que é o fato do produtor, por exemplo, trabalhar numa terra arrendada, “se termina o arrendamento dele, ele pode levar essa ordenhadeira para uma outra propriedade. Também isso se adapta muito bem a associações de produtores de leite que podem ter essas ordenhadeiras alugadas, arrendadas, mudar de um lugar para outro. Então ela é uma solução que se encaixa muito bem naquilo que o hectare tem divisão de negócio”.

Ele afirmou ainda que  a garantia para o produtor é o próprio equipamento. "O produtor não dá terra em garantia, não faz gravame em escritura. Por ser uma ordenha móvel ela serve como garantia no processo de financiamento também". 

O equipamento pode ser financiado pelo hectare e o mais importante, diz Henrique, é que o pagamento pode ser feito com a produção de leite. “Isso vai se pagar também do ponto de vista financeiro, pois o produtor vai diminuir a mão de obra necessária para ordenhar os animais, você vê que as vacas ficariam com os úberes muito próximos, então isso tem uma qualidade de vida de quem ordenha aqui, porque o trabalho é muito menos penoso, isso aí é muito importante, ou seja, o produtor ou o funcionário criam uma condição do produtor crescer em escala de produção. Porque aqui ele pode ordenhar não somente quarenta, mas oitenta, cento e vinte vacas”, contou.

Saiba mais assistindo o vídeo na íntegra: