Agro
Caravana apresentará resultados de inovação para caprinocultura e ovinocultura no Semiárido brasileiro
Foram contemplados cerca de 4.500 agricultores familiares e 400 técnicos de assistência técnica e extensão rural nos territórios
Uma equipe de pesquisadores e analistas técnicos da Embrapa Caprinos e Ovinos percorrerá, em caravana, os estados da Paraíba, Bahia e Piauí, na semana entre 28 de fevereiro e 3 de março, para realização de workshops de apresentação de resultados da atuação da empresa no âmbito do Projeto Dom Hélder Câmara (PDHC), nos territórios do Cariri Paraibano (PB), Sertão do Moxotó (PE), Bacia do Jacuípe (BA) e Vale do Itaim (PI). Os eventos terão público convidado de produtores rurais, técnicos, extensionistas e representantes de entidades parceiras da Embrapa nos territórios.
Por meio das ações da Embrapa Caprinos e Ovinos no Projeto, foram contemplados cerca de 4.500 agricultores familiares e 400 técnicos de assistência técnica e extensão rural nos territórios. Nos workshops, que acontecerão em Campina Grande-PB (28/02), Pintadas-BA (02/03) e Betânia-PI (03/03), a equipe apresentará as ações executadas em parceria com o PDHC nos territórios, entre 2019 e 2023. Durante este período, a Embrapa atuou para implementação de tecnologias em comunidades rurais e agroindústrias, implantação de unidades de referência técnica e capacitações.
Em destaque, o uso de soluções tecnológicas como o serviço Assessonutri, o aplicativo Orçamento Forrageiro e o sistema de produção Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF) para a Caatinga; ações de boas práticas para convivência com a seca; diagnósticos sanitários, prevenção e controle de doenças em caprinos e ovinos; avaliações da qualidade do leite de cabra; melhoramento genético dos rebanhos; agregação de valor a produtos derivados da caprinocultura e ovinocultura.
Segundo Cícero Lucena, chefe-adjunto de Transferência de Tecnologia da Embrapa Caprinos e Ovinos, a expectativa dos encontros é apresentar as experiências exitosas aos participantes do Projeto e a formuladores de políticas públicas. “Esperamos continuar estas ações nos territórios e promover a melhoria contínua do nível tecnológico, por meio do desenvolvimento das capacidades locais e da organização social dos agricultores, inclusão produtiva e práticas sustentáveis, gerando segurança alimentar, renda e bem-estar para as famílias”, destaca ele.
Além das soluções tecnológicas aplicadas em campo, Cícero ressalta também que o trabalho realizado no âmbito do Projeto possibilitou que a equipe da Embrapa desenvolvesse material para ampliar o conhecimento de técnicos e produtores rurais sobre uso de tecnologias e manejos, voltados para beneficiar a produção agropecuária e a qualidade de produtos. Ao todo, dez cartilhas, nove vídeos e um aplicativo foram produzidos e estarão todos à disposição do público beneficiado até o final de março.
Projeto Dom Hélder Câmara
O Projeto Dom Hélder Câmara (PDHC) é desenvolvido pela Secretaria de Governança Fundiária, Desenvolvimento Territorial e Socioambiental do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura familiar (MDA) e cofinanciado pelo Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA). As ações da Embrapa são voltadas para promover a inovação tecnológica nos arranjos produtivos locais, por meio de ações de transferência de tecnologias, disseminação de informações, intercâmbio de conhecimentos e parcerias com instituições locais.
O público-alvo das ações do PDHC é de agricultores familiares vinculados a cooperativas ou associações e que tenham caprinocultura e ovinocultura como fonte de renda, além de técnicos que atuam nestes territórios. A expectativa é que essas atividades possam contribuir para geração de renda e melhoria de indicadores socioeconômicos nos territórios. Além dos territórios por onde a missão estará na próxima semana, a Embrapa Caprinos e Ovinos teve atuação no Sertão dos Inhamuns (CE).
Calendário dos Workshops de encerramento das ações na Caprinocultura e Ovinocultura
28/02 – Campina Grande-PB (Auditório da Embrapa Algodão) – para públicos dos territórios do Cariri Paraibano e Sertão do Moxotó (PE)02/03 – Pintadas–BA (Auditório da Casa do Agricultor) - para públicos do território da Bacia do Jacuípe (BA) 03/03 – Betânia do Piauí-PI (Associação Ascobetânia) - para públicos do território do Vale do Itaim (PI)