Agro
Mais de 2,3 toneladas de embalagens vazias de agrotóxicos foram recebidas em 2022
O trabalho de campo para o recebimento do material, contou com a o apoio das prefeituras municipais
As ações itinerantes executadas pelo Instituto Nacional De Processamento de Embalagens Vazias (InpEV) em 2022 – realizadas em parceria com a Associação dos Distribuidores e Revendedores de Agroquímicos de Alagoas (ADRAAL) e a Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (Adeal) – resultaram no recebimento de 2,3 toneladas de embalagens de agrotóxicos.
De acordo com dados da Adeal, repassados pelo Núcleo de Agrotóxicos e Afins, foram recebidas extas 5.243 embalagens. O trabalho de campo para o recebimento do material, que contou com a o apoio das prefeituras municipais por meio das Secretarias de Agricultura.
As ações, que ocorreram apenas no segundo semestre do ano passado, foram realizadas em Porto Real do Colégio, Arapiraca, São Sebastião, Craíbas, Viçosa e Santana do Mundaú em áreas na zona rural ou no centro das cidades.
“Além de fiscalizar o comércio e uso dos agrotóxicos, a Adeal acompanha as ações de recebimento das embalagens vazias executadas pelo InpEV e a Adraal nos municípios alagoanos, promovendo a destinação final correta”, destacou o chefe do Núcleo de Agrotóxicos e Afins da Adeal, Paulo Melo.
Devolução
Após o uso, as embalagens devem ser devolvidas pelo produtor aos estabelecimentos comerciais onde foram adquiridas ou em ações itinerantes de recebimento. Para isso, as embalagens devem passar por uma tripla lavagem e serem perfurada para evitar o acúmulo de água ou outras substâncias.
*Com Ascom Adeal