Agro

Safra entra na reta final; expectativa é moer 20,8 mi toneladas de cana

Por Bccom Comunicação 17/05/2023 17h05
Safra entra na reta final; expectativa é moer 20,8 mi toneladas de cana
Safra de cana - Foto: Assessoria

Com a expectativa de beneficiar mais de 20,8 milhões de toneladas de cana – a maior moagem dos últimos anos – a safra 22/23 entra na segunda quinzena de maio com as últimas unidades industriais finalizando mais um ciclo em Alagoas.

De acordo com dados do Sindaçúcar-AL, esta semana, a moagem foi finalizada pela Impacto, Coruripe e Serra Grande. Enquanto isso, Porto Rico e Pindorama devem encerrar a safra nesta quarta-feira, 17.

A usina Sumaúma foi a única que ainda não definiu uma data para a conclusão do ciclo. A safra segue na unidade até quando houver a possibilidade de colher a cana ainda no campo.

Segundo o Departamento Técnico do Sindaçúcar-AL, diante do quadro atual, com a chegada do período chuvoso que impossibilita que a cana ainda existente no campo possa ser colhida, a expectativa é que, 150 a 200 mil toneladas irão ser deixadas no canavial.

Boletim


De acordo com o último boletim quinzenal de nº 16, com posição da safra 22/23 acumulada até o dia 30 de abril, o que diz respeito a quantidade de açúcar produzido, os números também são positivos. Foram processadas mais de 1,5 milhão de toneladas. Ante a safra passada, quando o acumulado era de 1,4 milhão, houve uma variação de quase 6,8%.

O mesmo cenário de crescimento é observado na produção de etanol. Segundo o boletim quinzenal, foram produzidos 464.636 milhões de litros do biocombustível. O que representa um crescimento de quase 4% em comparação aos números finais da safra passada, que chegaram a 447.143 milhões de litros.

Os números apresentados no boletim 16, com relação aos produtos açúcar e etanol, irão aumentar, já que, a partir de 30 de abril até o momento foram processadas mais ou menos 500 mil toneladas de cana.