Agro
Pista de julgamento da Expoalagoas Genética destaca funcionalidade das raças
Cerca de cem animais devem passar pelos julgamentos que acontecem até o próximo sábado, 20

Os julgamentos técnicos das raças participantes da 10ª Expoalagoas Genética forma iniciados nesta quinta-feira,18, com três raças em avaliação no Parque da Pecuária, em Maceió/AL. As pistas de julgamento receberam as raças nelore, santa inês e os equinos mangalarga marchador. Cerca de cem animais devem passar pelos julgamentos que acontecem até o próximo sábado, 20.
A qualidade técnica dos animais avaliados foram destaques, fazendo uma “pista pesada” para as três raças julgadas. Promovido pela Associação dos Criadores de Alagoas (ACA), os julgamentos buscam o animal mais próximo ao padrão da raça, avaliando morfologia e conformação física.
Segundo o juiz da prova do nelore, Marcel Lopes, vindo de Uberaba/MG, a qualidade técnica dos animais da Expoalagoas Genética já era esperado visto que o estado de Alagoas é considerado celeiro do nelore.
“Cada vez que a gente vem a Maceió e às Exposições dá para ver uma estrutura melhor, e um nível técnico muito bom. Vimos, em cada categoria, uma boa harmonia para a pecuária de corte , de boa funcionalidade e beleza racial”, enfatizou.
No setor de ovinos, o criador Marco Maranhão, conquistou a categoria Borrega Maior, de 13 a 18 meses. A raça conta com 60 animais que passarão por julgamento, em seis categorias. O foco desta raça é a pecuária de corte.
“Para nós criadores, a submissão ao julgamento funciona como termômetro para melhorarmos o nosso trabalho. Com o santa inês, os julgamentos tem contribuído para a evolução da raça e em avanço em genética”, pontuou o criador.
