Agro
Em AL, prazo para vacinação contra aftosa se encerra na próxima quarta-feira (31)
A Adeal alerta que o criador que não vacinar o rebanho estará impedido de retirar a Guia de Trânsito Animal (GTA)
Iniciado no dia 1º de maio, o prazo para o criador vacinar o rebanho de bovinos e bubalinos contra a febre aftosa será encerrado, na próxima quarta-feira, dia 31, não havendo prorrogação.
Nesta primeira etapa da campanha de vacinação, a meta é vacinar 100% do rebanho do estado, que corresponde a mais de 1,3 milhão de animais de todas as idades.
Declaração
A Adeal informa ainda que o prazo para que o criador faça a declaração de forma online (para aqueles já cadastrados no sistema) e ou presencial (nos escritórios da agencia de defesa existente em todo o estado), encerra no dia 15 de junho.
A Adeal alerta ainda que o criador que não vacinar o rebanho estará impedido de retirar a Guia de Trânsito Animal (GTA), ficando impossibilitado de circular e comercializar os animais, além de estar sujeito a penalidades previstas na lei, a exemplo do pagamento de multa.
De acordo com o órgão de defesa agropecuária, no caso da não vacinação, o valor de multa a ser pago corresponde a dez Unidades Padrão Fiscal do Estado de Alagoas (UPFAL) e da não declaração a 30 UPFAL.