Agro
Boletim quinzenal traz crescimento de safra 22/23 de 14,2%
O levantamento não contabiliza os números finais de cinco unidades industriais, que ainda estavam moendo, até a primeira quinzena de maio
Com dados consolidados até o dia 15 de maio, o departamento Técnico do Sindaçúcar-AL divulgou o boletim quinzenal de nº 17, onde consta a moagem de 20,8 milhões de toneladas de cana.
O levantamento não contabiliza os números finais de cinco unidades industriais, que ainda estavam moendo, até a primeira quinzena de maio.
Segundo o boletim, na comparação com o mesmo período do ciclo anterior, quando o acumulado era de 18,2 milhões de toneladas de cana processadas, houve uma variação positiva de 14,2%.
Até o fechamento do levantamento, das 15 usinas no estado, apenas uma teve variação negativa de crescimento que chegou a -21%. As demais unidades registraram alta na quantidade de cana esmagada que variou de +1,6% até +33,4%.
De acordo com o boletim, até o dia 15 de maio, foram produzidas mais de 1,5 milhão de toneladas de açúcar e face ao mesmo período do ciclo passado, quando o acumulado era superior a 1,4%, houve um crescimento de 8,5%. Das 15 unidades, seis haviam processado uma quantidade menor de açúcar em comparação a moagem passada.
As usinas produziram ainda 480.807 milhões de litros de etanol. Ante ao mesmo período do ciclo 21/22, quando a quantidade do biocombustível acumulada era de 447.171 milhões de litros, foi registrado um crescimento de 7,5%. Das 15 unidades, apenas quatro tiveram uma produção menor face ao mesmo período da safra anterior.