Agro

Produtor alagoano conquista prêmios na Copa Brasileira de Lúpulo e consagra estado no mercado de cerveja

Produto é cultivado em fazenda no município de União dos Palmares; Estado levou medalhas na categorias Triple Pearl e Chinook

Por Shelton Melo* 29/05/2023 18h06 - Atualizado em 29/05/2023 18h06
Produtor alagoano conquista prêmios na Copa Brasileira de Lúpulo e consagra estado no mercado de cerveja
Aluysio Righety (esquerda), durante premiação da Copa Brasileira de Lúpulo - Foto: Cortesia ao Jornal de Alagoas

Alagoas entrou de vez para a história no mercado cervejeiro do Brasil. O estado, que recentemente iniciou a produção comercial de Lúpulo, produto essencial para a fabricação da bebida, participou e conquistou o 2º lugar em duas categorias da Copa Brasileira de Lúpulos de 2023, realizada em Campinas (SP).

Alagoas levou duas medalhas de prata nas categorias Triple Pearl e Chinook. Ambas são conhecidas, entre os produtores de lúpulo, cujo principal uso é na fabricação de cerveja, pelos gosto amargo e doce, cítrico e herbal, nesta ordem.

Quem representou o estado no evento pela primeira vez na história foi Aluysio Righetti, mestre cervejeiro que administra uma fazenda de lúpulo, no município de União dos Palmares, em Alagoas. Ele é responsável pelo primeiro plantio comercial de lúpulo no Nordeste.

Orgulhoso com a conquista das medalhas em São Paulo, em meio a diversos fazendeiros, especialistas e produtores de lúpulo de alto nível, ele falou da relevância da premiação como incentivo ao crescimento do segmento no estado.

“Das 15 variedades na competição, em duas delas, o segundo melhor lúpulo do Brasil é daqui de Alagoas. Ganhamos diploma e medalhas na competição. É muito importante esse reconhecimento e significa que temos um produto da melhor qualidade sendo cultivado no estado”, disse Aluysio.

A plantação administrada por Aluysio foi tema de reportagem produzida pelo Alagoas Rural em janeiro deste ano. Assista abaixo: “Alagoas é o 1º Estado com Plantio Comercial de Lúpulo no Nordeste”.

Alagoas é o 1º Estado com Plantio Comercial de Lúpulo no Nordeste

A Copa Brasileira de Lúpulo reuniu fazendeiros, cervejeiros e cientistas do segmento de todo o Brasil, contando com 34 fazendas de diferentes regiões do Brasil, além de 85 amostras de lúpulo divididas em 16 variedades.

Não há cerveja sem lúpulo

A planta é um conservante natural, é o “tempero” da cerveja. Alagoas é o 1º estado no nordeste com plantio comercial da planta. O mercado da produção e lúpulo impulsiona o agronegócio, bem como é vital para a indústria cervejeira.

Lúpulo da fazenda de Aluysio Righeti. (Foto: Agência Sebrae)

No processo de fabricação, o lúpulo é misturado com malte (grãos de cereal), água e levedura (fungos). Na etapa de cozimento, a planta libera suas enzimas, de sabor amargo, o que dá o sabor característico da cerveja.

Copa

A Copa Brasileira de Lúpulos movimentou o setor, premiando os melhores lúpulos do país em 2023. O evento reuniu 34 produtores de oito estados e do Distrito Federal e foi organizado pela Kalamazoo Natural  Solutions, uma empresa-filha da Unicamp, especializada no controle de qualidade para o mercado de lúpulo e atualmente parte da Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da Universidade, em parceria com a Escola Superior de Cerveja e Malte.

A competição permite que produtores nacionais apresentem seus produtos, valorizando e incentivando o uso do lúpulo brasileiro nas cervejas produzidas no país. No total, 87 amostras de 16 variedades distintas de lúpulo foram analisadas a partir de critérios técnicos e sensoriais na disputa por medalhas.

*Estagiário sob supervisão