Agro
Zona canavieira: chuvas estão dentro da normalidade
Apesar de as chuvas que estão ocorrendo em Alagoas nas últimas semanas terem causado transtornos nas cidades, no campo a situação encontra-se dentro da normalidade. De acordo com o presidente da Asplana, Edgar Antunes, os índices pluviométricos registrados foram inferiores aos ocorridos no ano passado na região canavieira do estado.
“Até o momento, não estão ocorrendo índices tão grandes como os registrados, neste mesmo período, no ano passado. As chuvas estão vindo de forma espaçada com dias de sol. Por enquanto, a precipitação pluviométrica não vem prejudicando o canavial alagoano”, afirmou Antunes.
De acordo com o presidente da Asplana, entidade que represente mais de sete mil fornecedores de cana do estado, onde 90% são por pequenos produtores, apesar de um cenário de normalidade, o período das chuvas está apenas começando.
“Nos últimos dias tem chovido bastante. Mas esperamos que elas sejam também intercaladas com períodos de sol, levando a um inverno ‘sadio’ para o processo de crescimento da cana. Afinal, a planta precisa de luminosidade para fazer a fotossíntese e poder se desenvolver no campo. Com muita chuva, além de ter o crescimento prejudicado, a cana fica sujeita a um maior aumento da ocorrência de pragas por conta da umidade excessiva”, finalizou Edgar Antunes.