Agro
38º Simpósio da Cana é aberto oficialmente em Maceió
A abertura oficial reuniu em sua frente de honra representantes de Instituições e autoridades de todo Brasil que são ligadas ao setor
O 38º Simpósio da Agroindústria da Cana-de-Açúcar, promovido pela Stab Lest e pelo Sindicato da Indústria do Açúcar e do Álcool no Estado de Alagoas (Sindaçúcar-AL) foi aberto oficialmente em cerimônia realizada nesta quarta-feira, 5, no Centro de Convenções de Maceió/AL. A abertura oficial reuniu em sua frente de honra representantes de Instituições e autoridades de todo Brasil que são ligadas ao setor, além de representantes do governo de Alagoas, empresários e representantes de todos os Sindiaçúcar dos Estados.
Quase 500 inscritos puderam acompanhar, durante a programação inicial do Simpósio, a palestra Magna proferida pelo presidente da Datagro, Plínio Nastari, e mediada pelo secretário de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis do Ministério de Minas e Energia, Pietro Mendes. O tema inaugural apresentou a temática “Oportunidades do etanol no desenvolvimento da motorização elétrica nos veículos”.
Plínio Nastari destacou que a eletrificação se torna “bem-vinda” e eficiente do ponto de vista energético através do etanol.
“A eletrificação é uma tendência inexorável, vai ser muito boa para os produtores de biomassa e de açúcar em Alagoas e no Nordeste como um todo. A eletrificação não é só usada nas baterias, ela pode ser realizada também em veículos híbridos, que utiliza combustíveis híbridos e principalmente aqueles com baixa pegada de carbono, como etanol. E em breve a eletrificação através do hidrogênio será cada vez mais presente no etanol, que por sua vez é o grande carregador de hidrogênios. O Brasil já frente nesse contexto pois vislumbra de uma rede de distribuição e o hidrogênio através dos postos que executa a vende. O etanol vai ser o combustível que vai viabilizar a eletrificação com a infraestrutura já existente em sua distribuição”, afirmou Nastari.
Segundo o presidente do Sindaçúcar-AL, Pedro Robério Nogueira, o Simpósio tem a grande missão de aprimorar os conhecimentos técnicos de profissionais da base produtiva agrícola. O momento tem é favorável e otimista para a recuperação setor, que contabilizou mais de 21 milhões de toneladas de canas na última safra.
“Serão mais de dez palestras com foco em difundir a produção agrícola através da melhoria da produtividade e desempenho do plantio, além do rendimento agrícola. O evento também integra a indústria e agrega em novas tecnologias que possam trazer avanço para a próxima safra. O Simpósio começa bastante prestigiado, com os olhos do setor se voltando para Alagoas devido ao engajamento e resultados do nosso Estado. Essa interlocução com os Poderes e as Instituições tem nos possibilitados a agir de forma eficiente em todo o Brasil”, enfatizou Pedro Robério.
Ainda durante o evento o Sindaçúcar Alagoas e a Stab Lesta lançaram a Revista Reserva, que conta com a histórias das áreas de reservas preservadas pela Usinas de Alagoas. Há 38 edições conectando os profissionais alagoanos ao que há de mais atual em tecnologia de produção, serviços e produtos sucroenergético, o Simpósio segue até esta sexta-feira,7, recebendo palestrantes e case de sucesso do setor. “O Simpósio Alagoano virou referência Regional, contando sempre com participação dos principais nomes do setor e reunindo grande nome de profissionais por justamente reunir temas que retratam os desafios do segmento. Nest e ano, temos um novo gás com o bom rendimento da safra passada e um trabalho muito focado no próximo ciclo”, relatou o presidente da Stab Leste em Alagoas, Cândido Carnaúba.