Agro

Programa do Leite passará por mudança em Alagoas

Proposta, além de manter o atendimento a quem mais precisa, terá uma maior transparência e um controle maior de qualidade

Por Bccom Comunicação 12/07/2023 16h04
Programa do Leite passará por mudança em Alagoas
Programa do Leite terá mudanças em Alagoas - Foto: Assessoria

Com o objetivo de universalizar o leite para todos os estudantes da rede pública de ensino, o Programa do Leite será reestruturado pelo governo do estado. “Com a proposta do novo formato, todos os nossos alunos terão direito a essa fonte de alimento. Essa é uma medida extremamente significativa por também contribuir no combate à evasão escolar. Temos a certeza que será um grande sucesso”, anunciou o governador Paulo Dantas.

De acordo com o chefe do Executivo de Alagoas, o estudante só terá direito ao leite de estiver na sala de aula. “É uma forma que também encontramos para aproximar a famílias das escolas. Temos a certeza que a reestruturação do Programa do Leite vai ampliar ainda mais os números do programa “Vem que dá tempo”. Ano passado, conseguimos alfabetizar 40 mil jovens e adultos. Estamos fechando a torneira do analfabetismo”, reforçou.

Com a mudança proposta, o Programa do Leite, além de manter o atendimento a quem mais precisa, terá uma maior transparência e um controle maior de qualidade.“O Programa do Leite é extremamente importante e exitoso, reconhecido a nível nacional. No passado, muitos estados iniciaram e não deram continuidade. Aqui, fizemos diferente. Começamos com o governador Ronaldo Lessa e até hoje ele existe e continuará até o fim do meu mandato” afirmou Dantas.

O governador destacou os eixos do programa. “Antes, ele era focado no fortalecimento do setor leiteiro e na alimentação de quem mais precisa. Agora, com a proposta de inclusão dos estudantes, vamos universalizar o acesso do leite para os nossos 180 mil alunos, onde cada um receberá dois litros de leite por semana”, reforçou.

Dantas informou ainda que o projeto foi apresentado para o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, “que ficou muito impressionado e satisfeito com a proposta”, ressaltou o governador, lembrando que o projeto do novo programa foi elaborado por um grupo técnico do estado que contou com a participação das cooperativas.

Programa

Em 2022, o Programa do Leite, mantido com recursos do governo federal e do governo de Alagoas, comemorou duas décadas de criação, tendo mais de 3.200 produtores rurais inscritos e oriundos de seis cooperativas (CPLA, Coopaz, Vale do Paraíba, Pindorama, Aagra e Cafisa) que produzem cerca de 400 mil de litros de leite, semanalmente.FOTOS: DIVULGAÇÃO