Agro
Prefeito de Batalha acompanha fase de testes de leite em pó da UBL da CPLA
Beneficiamento de Leite (UBL) deve entrar em operação comercial já nas próximas semanas
O presidente da Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas (CPLA),
Aldemar Monteiro, recebeu, nesta quarta-feira, 19, o prefeito do
município de Batalha, Wagney Dantas. O chefe do Executivo municipal foi acompanhar de perto a fase de testes da primeira fábrica de leite pó da agricultura familiar da região Norte e Nordeste do Brasil. A expectativa da cooperativa é que a nova planta da Unidade de Beneficiamento de Leite (UBL) deve entrar em operação comercial já nas próximas semanas.
“ACPLA tem o apoio total da Prefeitura de Batalha no que for preciso.
Essa nova fase gera uma expectativa imensa em todo município,
movimentando a economia local e da região. Toda a cidade festeja mais
essa conquista. Afinal, a gente está vendo Batalha crescer e se
desenvolver dentro do segmento do leite que é a nossa cultura. Fomos
criados no campo. Ver a UBL funcionando é um sonho que se torna
realidade”, afirmou Wagney Dantas.
Segundo o chefe do Executivo de Batalha, vários investimentos vêm sendo direcionados para a UBL, que responde de forma positiva com a promoção no incremento na geração de emprego e renda em Batalha desde que foi inaugurada em junho do ano passado.
“Solicitamos ao governador Paulo Dantas e fomos atendidos para a execução da obra de pavimentação do pátio e da via de acesso a UBL. Também foi garantida pelo governador a rede de gás natural e de água bruta que são itens necessários para a ampliação e o bom funcionamento da fábrica. Já a prefeitura cedeu um terreno, que fica ao lado da CPLA, para a edificação de uma usina de energia solar que vai atender a UBL, zerando os custos da cooperativa para este fim”, acrescentou.
Com investimentos que superaram os R$ 50 milhões, o projeto era um grande desafio. Do fechamento da antiga fábrica da Camila a reabertura da planta, agora com equipamentos de ponta e capacidade ampliada, foram mais de 14 anos.
Por ser a única planta de leite em pó da agricultura familiar no Norte e
Nordeste, a UBL pode ocupar espaço num mercado cativo – o das compras públicas – que passa de R$ 40 milhões por ano somente em produtos para a merenda escolar.
Com a unidade de fabricação de leite em pó, a fábrica atenderá mais de 5 mil agricultores familiares de Alagoas. “Com isso, a UBL passa a ter uma capacidade de receber 400 mil litros de leite por dia, fornecido por mais de cinco mil produtores”, afirmou Monteiro, presidente da CPLA, lembrando que só para a produção do leite em pó serão destinados mais de 250 mil litros de leite/dia, resultando na fabricação diária de 30 toneladas.