Agro
Exposição do Girolando vai atrair produtores para a Expoagro-AL 2023
A realização foi confirmada pela Associação dos Criadores de Alagoas (ACA)
A 73ª Exposição Agropecuária de Produtos e Derivados de Alagoas (Expoagro-AL), maior evento agropecuário alagoano, será realizada neste ano no período de 21 a 29 de outubro, no Parque da Pecuária, no bairro do Trapiche da Barra, em Maceió. A realização foi confirmada pela Associação dos Criadores de Alagoas (ACA).
A edição trará novidades na programação técnica e de lazer para estudantes, expositores, criadores e para as famílias que visitarem o Parque da Pecuária. O presidente da ACA, Domício Silva, antecipa o público sobre uma das maiores atrações da Expoagro, o julgamento da raça Girolando. Por mais uma ano os julgamentos vão receber a etapa do Circuito Mega Leite 2023/2024.
De acordo com Domicio Silva, a raça possui grande importância para a produção leiteira do país. O seu principal diferencial é a enorme adaptabilidade da raça, como explica Domício: “Tanto em sistemas mais intensivos, onde você tem mais investimento em tecnologia e conforto animal, então a raça se adapta muito bem. Também nos sistemas mais extensivos, onde não têm tanto investimento em tecnologia, onde o criador está iniciando”. Essa versatilidade e resistência são fundamentais sobretudo por conta do clima tropical do Brasil e pelos problemas climáticos do Nordeste, como é o caso da seca. “Então a Girolando tem se adaptado muito bem a todos os sistemas produtivos e nas diversas regiões desse do país”, complementa.
A raça Girolando é um resultado proveniente do cruzamento do Gir com o holandes, onde são compostos por diversos graus de sangue e nos últimos anos tem crescido muito no Brasil todo, tanto na quantidade de associados, como também no volume de animais registrados e controlados. Domício diz que especialmente no caso do nordeste, o cenário é positivo e de evolução: “Novos projetos se iniciando, ampliando e melhorando”.
Atualmente a região nordeste é a segunda em número de associados na raça Girolando, com cerca de 12% do total, sendo o primeiro lugar atribuído a região sudeste do país, de acordo com o presidente: “Isso é um número que tem crescido bastante, aqui em Alagoas e nos estados vizinhos, como Sergipe, Bahia, Ceará, que também está começando um grande trabalho e vai desenvolver muito”. Para ele “Uma nova fronteira está se abrindo”.
Quanto aos critérios de julgamento, serão feitas avaliações morfológicas e avaliações econômicas: “São avaliados animais desde a sua caracterização racial, até sua funcionalidade. Estamos falando de animais especializados para a produção de leite, então são avaliadas as questões locomotoras, o sistema mamário, capacidade digestiva, respiratória. Tudo isso é avaliado nos Julgamentos “, finaliza o presidente.