Agro

Na Expo Bacia, Pavilhão do Leite vai focar na nova geração de produtores

O organizador do Pavilhão do Leite, Conde Melo explica sobre os anos anteriores e a grande novidade da edição deste ano

Por Bccom Comunicação 09/08/2023 16h04 - Atualizado em 10/08/2023 16h04
Na Expo Bacia, Pavilhão do Leite vai focar na nova geração de produtores
Pavilhão do Leite tem o objetivo de apresentar a tradição de produtores da cidade de Batalha - Foto: Assessoria

Uma das atrações da Expo Bacia Leiteira será o Pavilhão do Leite, no Parque Mair Amaral, de 27 de setembro a 1º de outubro. Em sua terceira edição, o espaço tem o objetivo de apresentar a tradição de produtores da cidade de Batalha. 

No espaço as vacas ficam em exposição e cada animal é apresentado juntamente com sua árvore genealógica. O organizador do Pavilhão do Leite, Conde Melo explica sobre os anos anteriores e a grande novidade da edição deste ano. 

“A ideia foi, dentro do pavilhão, contar a história de Batalha, a história do leite em da nossa cidade, como começou e como vem andando até hoje. Então, foi feito um primeiro pavilhão com a galeria de fotos junto com os avós e os netos, o segundo pavilhão, pais e filhos. E o terceiro agora vamos trabalhar com a galeria de fotos só com os filhos”. Conde Melo completa dizendo que chegou a vez dos filhos de seguir a tradição e “seguir em frente com a produção de leite”. 

A programação dessa vez trará avanços dentro da genética e da tecnologia para enriquecer o produtor através de um trabalho de inseminação com menos gastos, como explica Conde: 

“Ano passado foi doado ao pavilhão cerca de 100 doses de sêmen, e a gente fez a distribuição para todos os produtores que participaram. A ideia é trazer as bezerras que nasceram com essas doações de sêmen para divulgar o trabalho do pavilhão”, além disso, a proposta é agradecer àqueles que doaram as ampolas. 

O idealizador diz que é muito importante participar do evento tão inclusivo e muito democrático. “Vem um pequeno, vem um grande produtor, todo mundo virou uma família e eu queria dizer a eles que participem do pavilhão”, afirma Conde. Na ocasião, duas ordenhas são realizadas e o público acompanha o processo e é realizada uma doação para o público carente. 

Ele completa dizendo que “a família pavilhão cresceu” porque o intuito de reunir o pequeno e o grande produtor “valorizou bastante a Expo Bacia e a iniciativa é bastante parabenizada”, afirma Conde e finaliza convidando todos para a participação: “Eu gostaria que todos participassem e viessem para a exposição nos visitar.