Agro
CNA levanta custos de produção da cana-de-açúcar em AL
O encontro aconteceu em Maceió; o dados mostram que 120 hectares de produção, a produtividade é de 62 toneladas por hectare

A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil, CNA, realizou nesta quarta-feira (9) um painel sobre o levantamento de custos na produção da cana-de-açúcar em Alagoas. A pesquisa faz parte do Projeto Campo Futuro que reúne informações sobre algodão na Bahia, cana-de-açúcar em Alagoas, café em Rondônia e alface no Rio de Janeiro. O encontro aconteceu na sede da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Alagoas (Faeal), em Maceió.
Segundo a assessora técnica da Comissão Nacional de cana-de-açúcar, Eduarda Lee, na propriedade modal definida pelos produtores e técnicos da região, que conta com 120 hectares de produção, a produtividade é de 62 toneladas por hectare, com 5 cortes por ciclo produtivo.
Informações levantadas no encontro mostram que a qualidade média da matéria-prima é de cerca de 122 kg de Açúcares Totais Recuperáveis (ATR) por tonelada. “Nesse sistema, 100% do plantio é realizado de forma manual, enquanto na colheita esse número é de 80%”, diz Eduarda. Os itens que mais têm onerado a produção nesse modelo são maquinário e insumos.
*Com informações da Ascom CNA
