Agro
Parceria entre a ACA e Seagri/AL vai impulsionar torneios leiteiros em 21 municípios
O calendário do circuito de torneios leiteiros conta com a 21 municípios, e 28 edições, envolvendo cerca de três mil agricultores familiares inseridos na pecuária de leite
O governo de Alagoas por meio da Secretaria de Estado da Agricultura e a Associação dos Criadores de Alagoas (ACA) fecharam parceria em prol do fortalecimento da atividade leiteira na agricultura familiar para promover o setor através do Circuito de Torneios Leiteiros de bovinos e caprinos. Um fomento no valor de R$ 550 mil foi concedido pelo governo do Estado visando impulsionar a atividade, que envolve mais de dez mil pequenos produtores somente na bacia leiteira. O termo foi assinado pelo governador Paulo Dantas durante solenidade do lançamento da pedra fundamental da indústria da Natville, no sábado(19), em Batalha, ao lado do presidente da ACA, Domicio Silva, e da secretária da Agricultura, Carla Dantas.
O calendário do circuito de torneios leiteiros conta com a 21 municípios, e 28 edições, envolvendo cerca de três mil agricultores familiares inseridos na pecuária de leite. Com o crescimento e a evolução genética dos rebanhos da agricultura familiar, a oficialização das competições chega para ampliar o fomento ao setor.
Domicio Silva, presidente da ACA, explica que os torneios vão ganhar maior suporte em informação e conhecimento técnico sobre manejo e melhoramento genético. “O circuito vai exatamente chegar junto dos tradicionais torneios que tanto integram a atividade familiar na pecuária e que agora pode ser mais produtivo como fonte de apoio para as associações que precisam fortalecer o rebanho”, explica o presidente da ACA.
Formado em sua maioria por pequenos produtores organizados em associações, os tradicionais torneios leiteiros também ganharão mais visibilidade coma chegada do Circuito alagoano. A secretária Carla Dantas destacou a importância do Circuito para o acompanhamento do setor. “Com o circuito o poder público se aproxima mais do pequeno produtor, da sua realidade. Essa será uma metodologia de apoio ao segmento , que é tão importante para a pecuária de leite. Importante passo dado por Alagoas e que também deverá ser modelo para os estados vizinhos”, disse a secretária durante o evento de assinatura do termo de fomento em Batalha/AL.
O primeiro torneio do calendário acontecerá entre os dias 25 e 27 de agosto. A mobilização para o Circuito nas comunidade leiteiras deverá ser acompanhada pelo governador Paulo Dantas, que é natural do sertão do estado e produtor de leite. “Os torneios leiteiros, antes de tudo, configura uma grande confraternização pelo sucesso do trabalho do pequeno produtos em sua atividade. São momentos de muita satisfação na qual o estado reconhece e agora passa acompanhar de perto o potencial da agricultura familiar na pecuária, que possui vocação comprovada”, destacou Dantas.