Agro

Contagem regressiva para a 40º Expo Bacia

A exposição ocorrerá entre os dias 27 de setembro a 1º de outubro.

Por Bccom Comunicação 24/08/2023 14h02
Contagem regressiva para a 40º Expo Bacia
40º Expo Bacia - Foto: Reprodução

O pontapé inicial para a 40ª edição da Expo Bacia Leiteira foi dado em Batalha durante a visita do governador Paulo Dantas ao Parque Mair Amaral, que recebe os preparativos finais para receber o maior evento do calendário agropecuário do interior alagoano. A exposição, que ocorrerá entre os dias 27 de setembro a 1º de outubro.

O evento, promovido pelo Governo do Estado e Prefeitura de Batalha, deve reunir mais de 500 animais e deve atrair mais de dez mil visitantes durante os cinco dias de exposição.

Em 2023, a exposição ganhará mais um dia de atividade, sendo finalizada no domingo, 1º de outubro, com um dia dedicado aos negócios. Com uma programação diversificada, a Expo Bacia Leiteira terá atrativos como torneio leiteiro, estandes, curso, shopping, julgamentos e exposições de anima is, a Expo Bacia Leiteira também será opção de lazer para as famílias com atrações de lazer e música.

Wagney Dantas, prefeito de Batalha, destacou a importância do evento para o desenvolvimento econômico da região. “É com orgulho que Batalha mantém a grande festa do leite da nossa região como um vetor de estímulo para todas as partes integrantes da cadeia produtiva. Uma exposição que demonstra a força econômica que o leite possui e o quanto é importante para o desenvolvimento social de mais de 37 mil produtores no nosso estado. Sobretudo, a Expo Bacia vai mostrar a evolução em qualidade técnica do rebanho através do melhoramento genético. Vamos ter o maior torneio leiteiro de Alagoas e quem sabe entre os estados vizinhos. Vamos ter uma programação que vai fazer da Expo Bacia a maior exposição do estado”, enfatizou.

Maior


A exposição movimenta toda a economia da região, abrangendo todos os produtores da cadeia da agricultura familiar, oferecendo espaço e dando oportunidade a pequenos, médios e grandes produtores do setor. Este ano, as atrações serão o julgamento da raça girolando, torneio leiteiro, shopping de animais, ciclo de palestra, curso de inseminação artificial; além da exposição de animais, e espaços para empresas cooperativas e prestadores de serviço do setor.

“A Expo Bacia tem enorme importância socioeconômica para o setor produtivo leiteiro. Todo desenvolvimento dessa região deve-se à produção de leite, então essa festa reflete toda importância “, ressaltou o secretário de Agricultura do município de Batalha, Matias Amorim.

Outra atração é o torneiro leiteiro que irá ser realizado e é formado em sua quase totalidade por cooperados, mostrando a importância do produtor local estar organizado e unido, para que desenvolvimento retorne para a região

“Vai ser uma grande competição, não tenho a menor dúvida, pelo que já tenho visto dos produtores, eles preparando os animais e incentivando, acho que a gente vai bater recorde de leite”, destacou Amorim.

IFAL


A 40ª edição da Expo Bacia terá participação ativa do Campus Batalha do Instituto Federal de Alagoas (IFAL), durante todos os dias do evento, contando com ciclos de palestras, cursos, minicursos, exposições culturais e gastronômicas, além de muitas outras atividades que irão integrar todos os públicos.

Segundo o diretor Geral do campus de Batalha, Magno Abreu, certamente será a maior exposição do sertão alagoano. “Além do estande com apresentações de trabalhos e ações institucionais do IFAL, vamos organizar a programação de palestras, conduzir um curso de ordenhador, organizar uma exposição de queijos regionais e uma exposição do pavilhão da indústria de laticínios”, afimou.

Além disso, de acordo com Magno, serão oferecidos minicursos para setores da indústria alimentícia, os alunos também participarão, na fiscalização do tradicional torneio leiteiro.

Pavilhão


Uma das atrações da Expo Bacia Leiteira será o Pavilhão do Leite. Em sua terceira edição, o espaço tem o objetivo de apresentar a tradição de produtores da cidade de Batalha.

No espaço, cada animal será apresentado juntamente com sua árvore genealógica. O organizador do Pavilhão do Leite, Conde Melo explica sobre os anos anteriores e a grande novidade da edição deste ano. “A ideia foi, dentro do pavilhão, contar a história de Batalha, a história do leite em da nossa cidade, como começou e como vem andando até hoje. Então, foi feito um primeiro pavilhão com a galeria de fotos junto com os avós e os netos, o segundo pavilhão, pais e filhos. E o terceiro agora vamos trabalhar com a galeria de fotos só com os filhos”, afirmou.

A programação dessa vez trará avanços dentro da genética e da tecnologia para enriquecer o produtor através de um trabalho de inseminação com menos gastos. “Ano passado, foi doado ao pavilhão cerca de 100 doses de sêmen e a gente fez a distribuição para todos os produtores que participaram. A ideia é trazer as bezerras que nasceram com essas doações de sêmen para divulgar o trabalho do pavilhão”, reforçou.