Agro
Maceió sedia etapa do Circuito de Resultados do Projeto Campo Futuro
Evento vai divulgar os custos de produção da pecuária de corte e de leite, grãos, cana-de-açúcar, café e cacau em cinco municípios do país
Maceió sedia no próximo dia 13 uma das etapas do “Circuito de Resultados do Projeto Campo Futuro”, promovido pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) para divulgar os custos de produção das atividades de pecuária de corte e leite, grãos, cana-de-açúcar, café e cacau em cinco estados brasileiros. Em Maceió o foco será a cana-de-açúcar.
Os eventos serão realizados durante o mês de setembro também nos municípios de Carazinho (RS), Goiânia (GO), Caconde (SP) e Altamira (PA), com o apoio das federações estaduais de agricultura e das instituições de pesquisas parceiras do projeto. O principal objetivo da iniciativa é aumentar a eficiência produtiva no campo.
Segundo o assessor técnico da CNA, Thiago Rodrigues, os cinco eventos irão coroar as atividades do Projeto Campo Futuro em 2023. “Depois de uma jornada intensa de levantamentos dos dados de custo de produção das diversas atividades agropecuárias pelo país, chegou a hora de levar aos produtores conhecimento e informações para amparar as decisões no campo”.
Durante os eventos serão apresentadas análises de custos de produção e informações relacionadas às perspectivas de mercado, gestão comercial, bioinsumos e controle biológico em culturas agrícolas, gestão de riscos e financiamento privado, estratégias de comercialização e proteção de preços, entre outras.
Projeto Campo Futuro – A iniciativa é realizada pela CNA e pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), em parceria com universidades e centros de pesquisa para levantamento dos custos de produção da agropecuária e geração de informação para o gerenciamento rural.
Neste ano, foram levantados os custos de produção de 34 atividades, divididas entre cereais, fibras e oleaginosas (soja, milho, arroz, algodão, trigo, aveia, feijão e sorgo), frutas (mamão, cacau e banana), hortaliças (alface, cebola, batata e pimentão), silvicultura (pinus, eucalipto e borracha), café (arábica e conilon), pecuária de leite, avicultura (corte e postura), suinocultura (independente e integrado – UT e UPL), aquicultura (tilápia, pangassius e camarão) e pecuária de corte (sistemas de cria, recria, recria e engorda e confinamento).
Os encontros para coleta de informações são chamados de painéis e reúnem produtores rurais, técnicos e representantes de sindicatos e federações de agricultura estaduais.
Confira a programação do Circuito de Resultados do Projeto Campo Futuro:
12/09 – Grãos/Carazinho (RS)
13/09 – Cana/Maceió (AL)
14/09 – Pecuária de corte e de leite/Goiânia (GO)
19/09 – Cacau/Altamira (PA)
20/09 – Café/Caconde (SP)
*Com CNA Brasil