Agro
Caravana Embrapa FertBrasil apresenta novas tecnologias agrícolas em Alagoas
Iniciativa apresentou novas tecnologias para aumento da eficiência e produtividade agrícola
A Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Seagri) foi uma das apoiadoras regionais na realização da Caravana Embrapa FertBrasil, que ocorreu em Alagoas na quinta-feira (31), divulgando novas tecnologias voltadas para o aumento da eficiência e produtividade agrícola e o manejo de solo. A caravana foi promovida no município de Arapiraca, numa das regiões produtoras de grãos do Estado.
As apresentações foram feitas por pesquisadores das unidades da Embrapa com temas sobre planejamento de plantio (Embrapa Solos), boas práticas de adubação e correção de solo (Embrapa Milho e Sorgo), novos fertilizantes, insumos, manejo e sustentabilidade (Embrapa Mandioca e Fruticultura) e soluções digitais (Embrapa Instrumentação Agropecuária).
“Um dia rico em conhecimento e troca de informações com os pesquisadores da Embrapa com assuntos importantes e com práticas que têm tudo a ver para uma implementação aos programas que desenvolvemos em Alagoas, o Planta Alagoas, e o Plano ABC+. E o melhor é que são tecnologias acessíveis a todos os produtores, seja ele um grande produtor ou um agricultor familiar”, ressaltou o superintendente de Desenvolvimento Agropecuário da Seagri, Ademilson Neris. Ele acrescentou, ainda, que a Secretaria de Agricultura está à disposição para reativar a Comissão de Grãos no Estado.
A Caravana Embrapa FertBrasil é realizada pelo Governo Federal, executado pelo Ministério da Agricultura e Pecuária, da Embrapa, e da Rede FertBrasil, com o patrocínio da Bayer, da Bioma e da Rede ILPF, e com apoio da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e do Sistema OCB (Organização das Cooperativas Brasileiras), além dos parceiros locais.
Participaram da caravana parceiros estaduais, a exemplo da Emater Alagoas, com momento para discussões e troca de experiências com gestores públicos, técnicos, cooperativas, associações, sindicatos, consultores e produtores rurais.
*Com informações da Ascom Seagri