Agro

Seagri recebe representantes do Banco Mundial para buscar novos investimentos

Conversa inicial com a instituição financeira aconteceu nesta quarta (06), com participação da equipe da Sefaz

Por Tatiane Gomes/Ascom Seagri 06/09/2023 17h05
Seagri recebe representantes do Banco Mundial para buscar novos investimentos
Governo de Alagoas quer fortalecer a agricultura familiar, com possibilidade de investimento do Banco Mundial - Foto: Ivo Neto/Ascom Sefaz

A secretária de Estado da Agricultura e Pecuária de Alagoas (Seagri), Carla Dantas, recebeu nesta quarta-feira (6) os representantes do Banco Mundial e da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) para apresentar as cadeias produtivas alagoanas, apontando a composição da agropecuária, com intuito de atrair investimentos para fomento e inclusão produtiva na agricultura familiar.

Durante este primeiro encontro, foram apontados três eixos para prioridade de investimento, envolvendo o Canal do Sertão e a inovação rural, com a assistência técnica e gerencial e a inclusão digital. A secretária Carla Dantas explicou que o objetivo é fortalecer a produção das famílias rurais, impactando na geração de renda no campo, empoderamento das mulheres agricultoras e mais oportunidades para jovens rurais permanecerem no campo.

“Conseguimos passar o panorama da agropecuária alagoana e como podemos realizar ações para a inclusão produtiva na agricultura familiar, com ações estratégicas para fomentar a inovação, reduzir a vulnerabilidade econômica e fortalecer as comunidades agrícolas para ter mais assistência técnica, inclusive gerencial, e facilitar o acesso aos mercados”, ressaltou a secretária.

O Banco Mundial também está fazendo estudos que poderão ajudar na tomada de decisões para políticas públicas que beneficiam os agricultores. “Temos uma estratégia rural de apoio a sistemas agroalimentares, não só de produção mas de consumo também. Os estudos mostram que o resultado do investimento público em infraestrutura, inovação e acesso a telecomunicações tem impacto até três vezes maior no agricultor. E os eixos prioritários apresentados pela Seagri são justamente nessa área”, apontou o gerente de agricultura e alimentação para América Latina, Diego Arias.

Também estiveram na reunião a economista agrícola sênior do Banco Mundial , Marie Paviot, a secretária do Tesouro Estadual, Monique Assis, os secretários executivos Renata Andrade (Agricultura Familiar), Aline Melo (Políticas Agropecuárias) e David Nunes (Gestão Interna), os superintendentes da Seagri e demais integrantes da Sefaz.