Agro
Expo em Batalha mostra força do leite no NE: com 159%, Alagoas tem maior crescimento do Brasil
De acordo com a publicação da Embrapa a tecnologia e gestão das propriedades têm proporcionado aumento da produção
A contagem para a Expo Bacia Leiteira é regressiva. O evento será realizado entre os dias 27 de setembro e 1o de outubro de 2023, no Parque Mair Amaral, em Batalha, AL. A exposição reúne principalmente produtores de Alagoas, Pernambuco e Sergipe, justo os Estados que mais aumentaram a produção de leite nos últimos oito anos (2013 a 2021) de acordo com o anuário do leite, da Embrapa.
Segundo o anuário a produção leiteira nacional manteve-se estável. Em 2013, o país produziu 64,5 milhões de litros/dia de leite inspecionado. Este valor subiu apenas para 64,9 milhões em 2022. No entanto, houve importante redistribuição espacial da produção. O destaque positivo ficou para o Nordeste, com aumento de 63% no período, o maior entre todas as regiões do Brasil. Essa região aumentou a produção de leite inspecionado de 3,1 para 5,1 milhões de litros/dia.
Quando se trata da produção total (incluindo leite não inspecionado), os Estados de Alagoas, Pernambuco e Sergipe registraram o maior crescimento da produção no Nordeste (veja tabela abaixo)
“Do Ceará a Sergipe foi forte o aumento da produção, enquanto Pernambuco viu sua produção saltar de 1,5 para 3,5 milhões de litros/dia e se tornou líder nordestino na produção leiteira. O mais expressivo aumento percentual foi observado em Alagoas: evolução de 0,7 milhão para 1,8 milhão de litros/dia, aumento de 159% em oito anos (veja tabela abaixo)”, aponta trecho do anuário.
De acordo com a publicação da Embrapa a tecnologia e gestão das propriedades têm proporcionado aumento da produção no Nordeste.
“Ganhos de tecnologia e em gestão das propriedades têm proporcionado não só o aumento da produção como também da produtividade leiteira. A principal bacia da região, que engloba os estados de Pernambuco, Alagoas e Sergipe, possuía produtividade semelhante à brasileira em 2014, cerca de 1.500 litros/vaca/ano. Desde então, a produtividade nordestina tem crescido mais rapidamente que a brasileira, demonstrando o dinamismo da região na inovação e na produção.
Em 2021,produtividade brasileira alcançou 2.420 litros/vaca/ano, enquanto a dos três estados em questão atingiu 2.787 litros.”, diz trecho do anuário.
A exposição
As tecnologias e, em especial, a qualidade genética dos rebanhos que proporcionaram o expressivo aumento da produção de leite em Alagoas serão apresentadas durante a Expo Bacia Leiteira 2023. O evento – veja texto da assessoria – terá como atrações palestras, cursos, exposição e julgamento de animais e, como novidade, o primeiro pavilhão das indústrias de laticínios.
Expo Bacia Leiteira vai receber toda cadeia do leite no Parque Mair Amaral
A Expo Bacia Leiteira – considerada o maior evento da pecuária leiteira de Alagoas – acontece de 27 de setembro à 1ª de outubro, no Parque Mair Amaral, em Batalha. O evento, que vai promover a quadragésima edição, promete abrir mais espaço para as partes integrantes da cadeia do leite.
A programação vai manter os tradicionais torneio leiteiro da agricultura familiar, julgamentos, shopping e julgamentos de animais da raça girolando. Em conhecimento técnico, a exposição contarás com o curso de inseminação artificial de gado leiteiro e ciclo de palestras sobre a produção de leite.
Nesta edição, a edição vai contar com mais um dia de festa, encerrando no domingo, 1º de outubro. Além de ganhar mais um dia, a Expo Bacia promete promover toda a cadeia do leite, dentre agricultura familiar, médios e grande produtores de leite; além de empresas, fornecedores de insumos e dos indústrias de laticínios.
A 40ª Expo Bacia Leiteira é promovida pela prefeitura de Batalha em parceria com a Secretaria de Estado da Agricultura. Em breve, a Exposição vai divulgar a abertura das inscrições para o Torneio Leiteiro e para os estandes.
Pavilhão da Indústria de Laticínios
Uma das novidades da Expo Bacia Leiteira é o Pavilhão da Indústria de Laticínios, que fará estreia na 40ª edição do evento. A organização do pavilhão será do Instituto Federal de Alagoas – campus Batalha (Ifal).
A proposta do Pavilhão da Indústria de Laticínios é apresentar a Linha do Tempo da Bacia Leiteira, projeto memorialístico realizado por estudantes do campus Batalha, sob a orientação do professor Dr. Cosme Rogério, com o apoio da Fapeal. No espaço, será apresentada uma linha do tempo desde a colonização da região até a chegada do primeiro rebanho.
O Pavilhão da Indústria de Laticínios ainda contará com uma Exposição de Queijos Artesanais tipicamente alagoanos, coordenado pela professora Luana Cypriano e por outros docentes da área técnica. Ela acredita que o espaço reafirma o protagonismo da instituição no desenvolvimento da bacia leiteira alagoana.
“Essa exposição terá o intuito de enaltecer e valorizar tais produtos em nossa região, possibilitando a abertura de novos mercados, explorando todo o seu potencial de produção, econômico, histórico e cultural”, destacou Cypriano.