Agro
Circuito Leiteiro: Expobacia tem pela primeira vez participação de mulher em torneio leiteiro
Torneio acontece em Batalha, no interior de Alagoas; novidade representa importante avanço da força da mulher do campo na atividade leiteira no estado
A 40ª edição da Expo Bacia Leiteira, considerado o maior evento da pecuária do leite de Alagoas, começou nesta quarta-feira (27), no município de Batalha, com novidade histórica: pela primeira vez uma mulher está participando de torneio leiteiro durante o grande evento.
A tradicional competição segue até sábado (30) e conta com a participação de 20 produtores da agricultura familiar de oito municípios do estado, que fazem parte de três associações cooperativas do interior. Ao todo, 28 animais estão em exposição.
Ana Patrícia Santos OIiveira, 36 anos, é quem está representando as mulheres na disputa. Natural do Povoado de Batalha, ela revelou o amor pela tradição leiteira e aposta na força da mulher do campo como ferramenta para a inserção do público feminino na atividade leiteira de Alagoas.
"Está sendo uma honra participar do torneio e representar as mulheres da região e de outros regiões também, por que, a partir da minha participação, elas podem se sentir motivadas. Com fé em Deus quero participar de novo no ano que vem. Sei que minha vaca não vai ganhar por leite, mas eu já ganhei por só está aqui. Agradeço À CPLA pelo convite", afirmou.
A produtora, proprietária de um curral em Batalha, também deixou mensagem inspiradora para outras mulheres da agricultura família que si identificam com a atividade leiteira. "Pelo fato de eu ser mulher, tirar leite, cuidar de gado, estar dentro de curral, enfim, isso mostra que a mulher está conquistando seu o espaço também na pecuária do leite", frisou.
A novidade é iniciativa da Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas (CPLA), uma das apoiadoras da Expo Bacia Leiteira. Aldemar Monteiro, presidente da CPLA, reiterou que a "cooperativa não podia deixar de mostrar à sociedade, através do torneio, que as mulheres são fortes importantes para produzir no campo".
Aldemar também revelou que "dentro da CPLA, existe mais de dois mil produtores de leite. E dessa quantidade, mais de 50 pessoas são mulheres. Então, a participação delas está é muito significativa”, complementou.
Além da CPLA, os pequenos produtores que estão competindo do torneio leiteiro em questão fazem parte da Cooperativa Agropecuária de Produtores de Leite Familiar da Bacia Leiteira de Alagoas (COOPAZ) e a Associação dos Pequenos Produtores de Leite do Povoado de Capelinha. Eles são dos municípios de Batalha, Jaramataia, Jacaré dos Homens, Olho D’água do Casado, Palmeira dos Índios, Major Izidoro, Belo Monte e Paulo Jacinto.
Estagiário sob supervisão*