Agro
Na Expoagro, diretora da Embrapa Gado de Leite destaca desenvolvimento genético alagoano
A 73ª Expoagro abriu as portas do Parque da Pecuária, em Maceió, neste domingo (23), para receber criadores, produtores e toda a cadeia da agropecuária brasileira em uma edição histórica.
Entre os presentes no primeiro dia de Expoagro 2023, estava a diretora geral da Agência Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) Gado de Leite, Elizabeth Fernandes. Ela reconheceu a importância do evento e elogiou o trabalho de melhoramento genético desenvolvido pelos pecuaristas de Alagoas.
“Alagoas compõe uma bacia leiteira junto a Sergipe e Pernambuco com uma grande relevância e importante participação na produção nacional e, no caso específico de Alagoas, a gente tem nascidos que lideram o ranking de melhor produtividade, tem um gado de qualidade, pessoas comprometidas com o agro, então Alagoas sempre está de parabéns”, elogiou Elizabeth.
Para a diretora da Embrapa, um evento consolidado como a Expoagro garante credibilidade para a cadeia produtiva conquistar a genética na pecuária leiteira e pecuária de corte no Brasil. “Os produtores vêm até aqui para adquirir no leilão uma genética que eleve o rebanho de sua fazenda”, enfatiza.
Ela explica ainda que a Embrapa tem em todo o Brasil cinco programas de melhoramento genético para as raças holandesa, gir leiteiro, guzerá, girolando e jersey e que a empresa tem em seus objetivos a criação de soluções para o setor leiteiro.
“Nós temos, por exemplo, para a raça girolando, no qual o Domício Silva [presidente da Associação dos Criadores de Alagoas, responsável pela Expoagro] é também o presidente da associação dos criadores da raça, um programa que tem mais de 30 anos, e cada ano a gente lança novas características que são repassadas, então esse programa ele elevou muito a produtividade dessas raças”.