Agro
Santa Inês inicia atividades na Expoagro com 600 animais em pista
A edição deste ano promete alto nível técnico, sobretudo por conta da quantidade de animais
A 73ª edição deste ano da Expoagro/AL já foi iniciada, contando com as principais cadeias produtivas do agronegócio do Brasil, trazendo atividades e inovações para todos os públicos. Na manhã desta segunda, 23, terceiro dia da feira, os animais da raça Santa Inês passaram pelo processo pesagem e admissão para a Exposição Nacional da Raça. A pré-seleção se refere a primeira etapa, antes do grande campeonato, que definirá os campeões de cada categoria. As grandes finais vão acontecer no sábado, dia 28, premiando os melhores machos e fêmeas do Brasil.
De acordo com Domingos Ribeiro, juiz responsável pelo julgamento dos animais, a edição deste ano promete alto nível técnico, sobretudo por conta da quantidade de animais, que passam dos 600 exemplares. Segundo o regulamento, apenas 15 animais são premiados em cada categoria, e já nesta primeira etapa o processo é difícil por conta da qualidade dos animais. “Nos impressiona muito a genética do santa inês já visto na admissão e pesagem. Alagoas e Maceió estão sendo referência com a Santa Inês. Em outras edições a exposição nacional da raça era feita em vários estados do país, mas agora Maceió se tornou permanentemente a capital oficial da raça”, disse o juiz da Raça.
Essa novidade também traz uma facilidade ao público, segundo ele, já que anteriormente não haviam locais, ou datas oficiais, agora “as pessoas de todo o Brasil podem se programar melhor”. Domingos, em sua fala, ainda parabeniza a Associação dos Criadores de Alagoas (ACA) e o Governo do Estado pela organização do evento: “Rebanho de muita qualidade aqui reunido na Expoagro, com participação de todo do Brasil. Todos os criadores estão aqui trazendo o que tem de melhor em sua propriedade”, finaliza.
Marcos Maranhão, Presidente da Associação Brasileira dos Criadores do Santa Inês (ABSI), explica que foram recebidos mais de 600 animais de todo o nordeste, com mais de 40 expositores.” “As expectativas são muito boas. Já nessa primeira etapa de seleção podemos ver o trabalho de melhoramento genético feito com a raça e atestar a viabilidade econômica da cadeia produtiva”, alegou.
Ainda durante os julgamentos, os criadores vão poder conhecer os animais que estarão presentes no Leilão Santa Inês Noite dos Campeões. A Expoagro segue com atrações para todos os públicos. Os ingressos para a exposição podem ser comprados na bilheteria do parque ou pelo site lojadeingresso.com.br, no valor de R$10,00 . Crianças de até 5 anos e idosos acima de 65 anos não pagam. O Parque funciona das 10h às 22h. Já as atrações da Expoagrinho ficam disponíveis das 16h às 22h.