Agro

Raça Nelore se destaca na pista de julgamento da 72ª Expoagro Alagoas

As avaliações dos animais são de acordo com a estrutura de membros, arqueamento de costelas, qualidade de musculatura na carcaça

Por Assessoria BCCOM 26/10/2023 06h06 - Atualizado em 26/10/2023 11h11
Raça Nelore se destaca na pista de julgamento da 72ª Expoagro Alagoas
Nelore - Foto: Assessoria BCCOM

Símbolo da pecuária nacional, a raça nelore está presente em todo o território nacional sendo destaque na produção da pecuária de corte. Durante a 73ª Expoagro Alagoas, os criatórios de todo o estado e do Nordeste marcaram presença no Julgamento Regional do Nelore, iniciado nesta quarta-feira, 25. As atividades de avaliação técnica seguem até a esta quinta-feira,26, às 17h.

Os julgamentos de pista contam com cerca de 100 animais e julgados pelo juiz Rubenildo Rodrigues, da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ).

“Alagoas conta com um quadro excelente nas fazendas um rebanho muito bom do nelore, e de vanguarda, que serve bastante aos criatórios nacionais. A cada ano a gente vê uma evolução importante nas categorias. A Expoagro é um dos eventos mais tradicionais e mostra a qualidade dos animais produzidos aqui", afirma o juiz. 

As avaliações dos animais são de acordo com a estrutura de membros, arqueamento de costelas, qualidade de musculatura na carcaça, além de características funcionais da raça. O criador Arthur Rebelo, do Nelore SMP, situado no município de Mar Vermelho,participa há mais de dez anos da Expoagro. Segundo ele, a avaliação por um quadro técnico da ABCZ, contribui diretamente para a melhoria do manejo genético do rebanho.

“O Nelore SMP participa com nove animais e todo ano faz questão de estar sempre submetendo aos julgamentos, que sempre são acirrados e de grande efeito para quem cria e precisa dessa avaliação mais técnica. Trouxemos bezerro jovem , bezerro , Júnior menor, Bezerra jovem , bezerra e novilha menor”, explicou Rebelo.

Julgamentos

A programação técnica de julgamentos da 73ª Expoagro Alagoas seguem nesta quinta-feira, 26, com início às 8h. Pela manhã serão realizados as etapas de avaliação do Nelore e para os bovinos gir, até às 14h. Já no período da tarde, das 14h às 20h, acontecem os julgamentos das raças Sindi e Mangalarga Marchador.

Os ingressos para a exposição podem ser comprados na bilheteria do parque ou pelo site lojadeingresso.com.br, no valor de R$10,00. Crianças de até 5 anos e idosos acima de 65 anos não pagam. O Parque funciona das 10h às 22h. Já as atrações da Expoagrinho ficam disponíveis das 16h às 22h.