Agro
Genética do zebu se sobressai nos julgamentos da Expoagro Alagoas
O foco principal do julgamento está na funcionalidade e no biotipo leiteiro do animal
Na manhã desta quinta-feira, dia 26, cerca de 500 animais de diferentes regiões do Nordeste participaram de mais um julgamento no Parque da Pecuária, que continua sendo palco da 73° edição da Expoagro. Dessa vez foram avaliados animais das raças Nelore e Gir leiteiro, pelos renomados juízes Tatiane Drummond - responsável pela raça Gir Leiteiro- e Robenildo Rodrigues, que avaliou os animais da raça Nelore, ambos credenciados por entidades nacionais.
Na ocasião aproximadamente dez categorias de animais das raças Nelore e Gir leiteiro foram avaliados em pita. Entre as categorias em competição a competição reuniu touros, novilhas, matrizes e bezerras. Essa etapa foi crucial para destacar a qualidade genética e o potencial dessas raças, que são fundamentais para a pecuária de corte e leite no Brasil.
Robenildo Rodrigues, juiz da raça Nelore e Sindi, apresentou sua primeira impressão sobre os animais apresentados. Ele enfatizou: "Os animais da raça Nelore demonstraram alta qualidade muscular e de carne. Eles têm o potencial de melhorar a genética do gado local e nacional, segundo ele, são avaliados 56 itens, "da ponta do nariz até a cauda, com foco em selecionar os animais mais produtivos e bonitos para receber prêmios.", completou.
Os critérios de avaliação incluem a musculatura bem definida, a valorização das partes mais nobres do boi, como a parte posterior, e a capacidade reprodutiva das fêmeas. Ele ainda ressaltou as categorias avaliadas, que "abrangem desde bezerros jovens até animais mais maduros, sempre com a busca constante pela excelência na qualidade da carcaça e das características raciais".
A juíza da raça Gir Leiteiro, Tatiane Drummond, explicou os critérios de avaliação dos animais no julgamento, destacando que o foco principal está na funcionalidade e no biotipo leiteiro. Ela afirmou: "O julgamento do Gir Leiteiro busca características como adaptação aos trópicos, rusticidade e glândula mamária, com ênfase na capacidade corporal, volume corpóreo e estrutura óssea forte." Tatiana também salientou a importância da locomoção adequada, que, segundo ela, é uma das características essenciais para que os animais encontrem seu alimento com facilidade. Além disso, Tatiane falou sobre a import&acir c;ncia da Expoagro, como uma referência na feira agropecuária, elogiando a evolução na qualidade dos animais apresentados nesta edição.
Antonella Espiuca, da Ciência Consultoria, organizadora geral da pista de julgamento, também falou sobre a experiência no parque, segundo ela, em média, 180 animais foram avaliados durante a manhã. Ela elogiou a qualidade dos animais, dizendo que " são animais muito bons " e destacou o comprometimento dos criadores que estavam presentes. Os julgamentos incluíram a disputa pelos grandes campeonatos, mostrando a competitividade e o nível de excelência das raças.
Os ingressos para visitar a exposição podem ser adquiridos na bilheteria do parque ou através do site lojadeingresso.com.br, pelo preço de R$10,00. Crianças com até 5 anos de idade e idosos com 65 anos ou mais têm entrada gratuita. O Parque estará aberto das 10h às 22h. Quanto às atrações da Expoagrinho, elas estarão disponíveis das 16h às 22h.