Agro
Sucesso: Expoagro-AL recebe milhares de famílias em seu último final de semana
Maior e melhor em 2023, a Expoagro trouxe 70 estandes e ocupou todos os seus espaços de exposição de animais
Até este sábado (28) passaram pelo parque de Exposições José da Silva Nogueira, em Maceió/AL, quase 30 mil pessoas interessadas nas atrações da Expoagro Alagoas, que começou no sábado (21) e se encerra neste domingo (29).
Em clima de fazenda, em plena capital, a feira traz para o público a experiência da vida no campo e oportunidades de negócios para o público de criadores.
Neste sábado, 28, as atividades técnicas encerram as etapas de julgamento das raças mangalarga marchador , Santa Inês e girolando . Nesta edição a raça Santa Inês foi a maior da Expoagro, com 600 animais . Os equinos mangalarga marchador ficaram em segunda colocação, com 250 animas.
Fora da pista de competição, a Expoagro também recebeu o Leilão Mais Leite, remate exclusivo em vendas de raças leiteiras, com oferta de 45 lotes das raças Gir e girolando.
O juiz da raça girolando, do Colegiado da Associacao Girolando, Petrus Câmara, enalteceu a qualidade genética do rebanho local. “O rebanho de Alagoas e do Nordeste lideram emProdutividade e também em seu desempenho genético. Isso ficou nítido em pista, com animais parelhos e animais acabados”, descreveu.
Maior e melhor em 2023, a Expoagro trouxe 70 estandes e ocupou todos os seus espaços de exposição de animais. Parceiros como Sebrae, Banco do Nordeste, Codevasf, Governo de Alagoas e Federação da Agricultura e Pecuária de Alagoas (Faeal/Senar) marcar presença atendendo ao público e complementando a programação técnica com palestras e exposição de produtos da terra e do empreendedorismo, além da agricultura familiar.
Pelo Parque da Pecuária, os visitantes demonstraram encantamento com a programação da Expoagrinho, visita aos mini-animais, além dos famosos passeios em pôneis
A professora Juciara Oliveira, de 36 anos, foi uma das visitantes desta sexta-feira,28. Ela esteve acompanhada do seu sobrinho de 5 anos, Gabriel Oliveira. O interesse pela exposição surgiu no passado, ainda em sua adolescência. “Hoje estou vindo como tutora de uma criança, o meu sobrinho, mas a minha paixão pela Expoagro vem da minha adolescência, quando visitava os animais e curtia os shows. São lembrança maravilhosas e que hoje estou revivendo junto a minha família”, destacou.
Negócios
Em negócios, a Exposição segue disparada entre os percentuais de movimentações financeira do Norte e Nordeste já somando cerca de R$10,2 milhões contabilizados com a venda média de 450 animais,em sete leilões. Neste ano, o Leilão Reprodutores Provados Santa Nazaré e Varrela superou a média nacional de vendas de touros , alcançado o valor de R$ 24.000,00 de touros nelore.
Domicio Silva, presidente da Associação dos Criadores de Alagoas (ACA), fez balanço positivo das ações da Expoagro. “Ainda tem muita exposição para as família aproveitarem neste final de semana. A exposição encerrou sua programação técnica de forma brilhante, com um grande público de criadores e mais de 3 mil animais em atividade no Parque, seja nos leilões ou nos julgamentos. O faturamento sem dúvida será maior em relação ao ano passado, e isso tudo é fruto do empenho da cadeia produtiva e da parceria com os demais setores do nosso Estado. Alagoas dá uma grande exemplo para o Brasil com a valorização da Expoagro”, disse Domicio Silva.