Agro

Moagem da cana no No/NE ultrapassa 20,8 mi de toneladas

Dados são da Associação de Produtores de Açúcar, Etanol e Bioenergia (NovaBio)

Por BCCOM Comunicação 01/11/2023 17h05
Moagem da cana no No/NE ultrapassa 20,8 mi de toneladas
A variação positiva ficou acima de 10% em comparação ao ciclo 22/23 - Foto: BCCOM Comunicação

A Associação de Produtores de Açúcar, Etanol e Bioenergia (NovaBio), informou que o volume de cana processado nas regiões Norte/Nordeste ultrapassou, até o a primeira quinzena de outubro, mais de 20,8 milhões de toneladas. A quantidade processada corresponde a uma variação de crescimento de 6,8% face ao mesmo período da moagem passada.

Dados da associação, que tem o objetivo de atuar em prol de ações e políticas de estado que reconheçam a relevância dos derivados da cana no desenvolvimento sustentável da matriz energética brasileira e que conta com o presidente do Sindicato da Indústria do Açúcar e do Etanol do Estado de Alagoas (Sindaçúcar-AL), Pedro Robério Nogueira, presidente do Conselho Deliberativo, apontam ainda que já foram produzidas 859 mil toneladas de açúcar. Neste sentido, a variação positiva ficou acima de 10% em comparação ao ciclo 22/23.

Seguindo o mesmo caminho do açúcar, a produção de etanol contou com um desempenho positivo na região até a primeira quinzena de outubro. Foram produzidos mais quase 972 milhões (m³) de litros do biocombustível, levando a um percentual de alta de 2,9% face ao mesmo período da safra anterior.

Na produção de etanol, o hidratado teve aumento de 6,6% com uma produção de 454.850 m³. Já o anidro manteve, praticamente, a mesma produção registrada no mesmo período da moagem anterior com 517.118 m³ de litros com uma variação negativa de 0,1%.