Agro
Dia de Campo propõe revitalização de culturas na agricultura familiar
O evento tem o objetivo de disseminar o manejo e o desenvolvimento das culturas do algodão, amendoim e do coco
Buscando diversificar a produção da agricultura familiar, a União das Cooperativas da Agricultura Familiar e da Economia Solidária de Alagoas (Unicafes-AL) e a singular Cooperativa Agropecuária e Industrial de Arapiraca (Capial), promovem nesta sexta-feira, 10, um Dia de Campo, em Craíbas, às 8h, no povoado Marruais. O evento tem o objetivo de disseminar o manejo e o desenvolvimento das culturas do algodão, amendoim e do coco.
A programação vai contar com uma visita à propriedade de agricultores familiares que iniciaram na produção do algodão há um ano, quando foi trazida pela cooperativa sementes de melhoramento genético. O campo de produção, de acordo com o diretor da Capial, Fernando Barbosa, apresentou 100% de produtividade durante os 12 meses, com 100 mil quilos de algodão.
A produção de algodão na agricultura familiar foi assistida e monitorada para que fosse comprovada a viabilidade da cultura na agricultura familiar. O resultado se tornou exitoso e estamos trazendo para ampliar a produção junto a comunidade”, explicou.
Amendoim
A produção de amendoim e do coco voltada para o fornecimento de matéria-prima para os biocombustíveis sociais também farão parte da programação técnica do Dia de Campo. Para debater a diversificação das culturas e a integração de novas variedades, o evento vai trazer o pesquisador da Embrapa Paraíba, José Renato.
“José Renato é um pesquisador experiente na parte de produção de oleaginosas, em especial no amendoim. Na oportunidade vamos falar sobre a nova variedade, que é o honney. Nossos produtores terão acompanhamento e assistência total, com objetivo de revitalizar as culturas”, explicou Barbosa.