Agro

Fungicida multicultura impulsiona proteção do feijão

“Aplicada corretamente, a solução penetra e é redistribuída nas folhas do feijoeiro”

Por Agrolink 28/11/2023 13h01
Fungicida multicultura impulsiona proteção do feijão
Plantação de feijão - Foto: Reprodução

O fungicida Vitene da Sipcam Nichino, lançado há dois anos, consolidou-se como uma ferramenta estratégica para produtores de feijão, oferecendo proteção contra doenças como antracnose, ferrugem e mancha-angular. Em ensaios realizados durante a safra 2022-23 em Paracatu, Minas Gerais, observou-se um aumento na produtividade de 9,1 a 13,5 sacas por hectare, registrando uma produção de 45,9 a 50,3 sacas/ha. Os resultados superaram tratamentos-padrão concorrentes, fortalecendo a viabilidade técnica e econômica do fungicida, segundo a Sipcam Nichino.

“Aplicado corretamente, a solução penetra e é redistribuída nas folhas do feijoeiro”, destaca Vitor Cabral Araujo, da área de desenvolvimento de mercado. “Tem ainda entre os benefícios à cultura a seletividade, esta associada aos ingredientes ativos azoxistrobina e difenoconazol”, acrescenta. “Aplicado perto dos trinta dias após a semeadura, na fase vegetativa, antes do florescimento, Vitene responde rapidamente e constitui uma solução consistente no controle de patógenos potencialmente danosos à safra”, continua Cabral.

Vitor Cabral afirma que o fungicida Vitene® é eficaz no manejo da resistência de patógenos a ingredientes ativos de fungicidas, especialmente contra antracnose, ferrugem e mancha-angular. Ele destaca a importância desse manejo de resistência devido ao impacto significativo dessas doenças na produtividade e rentabilidade da cultura do feijão. A Sipcam Nichino, formada em 1979 pela fusão da italiana Sipcam, especializada em agroquímicos pós-patentes, e da japonesa Nihon Nohyaku (Nichino), pioneira em agroquímicos no Japão desde 1928, concentra-se na inovação e desenvolvimento de novas moléculas para a proteção de cultivos.