Agro
IFAL Alagoas fortalece cadeia produtiva da agricultura familiar durante feira em Satuba
No encontro foi assinado termo de cooperação técnica entre Instituto e a Fetag-AL para dar oportunidades de estágios para estudantes e aproxímá-los dos trabalhadores rurais
A agricultura familiar de Alagoas foi tema de importante encontrou nessa quarta-feira (13). O Instituto Federal (IFAL) Campus Satuba promoveu a 2ª edição Feira da Agricultura Familiar: Do Campo Para o Campus e o Primeiro Encontro dos Núcleos de Economia Solidária, onde participaram representantes dos Campus IFAL Viçosa, Batalha e Satuba.
A exposição reuniu 300 pessoas, entre estudantes, servidores e produtores rurais de vários municípios do estado, como Santana do Mundaú e Murici, atendidos pela Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares de Alagoas (Fetag-AL), com apoio da Secretaria da Agricultura e Pecuária (Seagri-AL).
Resultado de projeto de extensão, a feira contou com diversas atrações, como estandes de artesanato, de Curso Superior de Tecnologia em Laticínios, com degustação de iogurtes, doação de bolsas confeccionadas por estudantes do Campus. Teve também projeto com doação de mudas de plantas, oficina de produção de manteiga, passeio de poney pelo campus da Campus e palestras e rodas de conversas pautadas no fortalecimento da economia solidária e da cadeia produtiva da agricultura familiar do estado.
A feira foi idealizada por Tâmara Lúcia, professora do IFAL Campus Satuba. "Tenho orgulho de dizer que tenho origem na agricultura familiar, no sertão de Alagoas. Vi nesse projeto uma oportunidade para me sentir feliz como profissional. Não conseguiria se não contasse com apoio de toda da equipe, de servidores e estudantes", frisou.
No encontro, também foi assinado termo de cooperação técnica entre a IFAL Campus Satuba e a Fetag-AL. "Os nossos agricultores vão ser orientados a abraçar esse convênio. Trazer nosso agricultores com a sua produçao agrícolar, para comercializar aqui é motivo de alegria e satisfação", disse Givaldo Teles, presidente da Fetag-AL. O acordo visa dar mais oportunidades de estágios para os estudantes do IFAL em Satuba, levar os trabalhadores rural para dentro da instituição, e também expandir a parceria para os demais campis do instituto em Alagoas.
O sucesso da feira também resultado da participação de três alunas do Curso Superior de Tecnologias em Laticínios do Campus Satuba: Odara Luiza, Lailla Thaline e Michelly Andrade. Engajadas em vários iniciativas de extensão, com pautas voltadas para o fomento da agricultura familair, elas receberam certificado com mensão honrosa.
"Essa reconhecimento é gratificante para nós. A gente 'deu o sangue' para a realização dessa 2ª feira, que foi muito importante no ano passado [realizada em dezembro]. Ao longo desses dois ano [de curso], também representamos o IFAL na Marcha das Margaridas - [ luta pelas mulheres do campo] - e na Bienal do Livro. E agora, essa parceria com a Fetag é uma grande oportunidade de estágios e de estar próximo daqueles que produzem o que o vem pra nossa mesa", disse Lailla.
*Estagiário sob supervisão