Agro
Jornada Pedagógica encerra ciclo 2023 fortalecendo jovens e mulheres rurais
Com a missão de ampliar a atuação de jovens e mulheres em comunidade rurais ligadas às cooperativas da agricultura familiar de Alagoas, a a União das Cooperativas da Agricultura Familiar e da Economia Solidária de Alagoas (Unicafes-AL) encerrou a sua 5ª Jornada Pedagógica, em encontro realizado no município de Igaci/AL, no sábado (16) e no domingo (17).
Em formato de imersão, o encontro trabalha, dentro dos programas Jovem Coop Aprendiz e do Programa de Educação Cooperativista (PecSol), oportunidades de capacitação em gestão e negócio para as cooperativas da agricultura familiar. A edição contou com a participação 50 educandos, de 15 cooperativas.
Ao longo do ano, a Jornada que teve início no mês de março, passou pelos municípios de Piaçabuçu, Pão de Açúcar, Arapiraca, Igaci e Maceió. A Jornada, segundo o secretário de Juventude da Unicafes/AL, Fernando Barbosa, inspirou inovação, principalmente nas questões ligadas ao exodo rural.
“Fizemos uma pesquisa com a juventude da agricultura familair na qual constatou-se a falta de oportunidade e atuaçãonas comunidade como maior premissa para o abandono da vida no campo. Logo a Unicafes buscou selecionar jovens, com bolsas de acompanhamento, para que eles pudessem atuar na gestão das cooperativas”, disse Barbosa.
Além de distribuir conhecimento sobre a gestão contábil, financeiro, vendas e de marketing, o ciclo de 2023 também superou o desafio do conhecimento sobre projeto de vendas para as modalidade dos sistemas do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). “Muitas cooperativas perdem oportunidade por não conseguirem dar conta da parte burocrática em chamadas públicas. Logo a Unicafes vem trabalhando nesse sentido de colocar a juventude nesse campo, e sendo parte essencial no processo de vendas”, destacou o Fernando Barbosa.
Na avaliação do presidente da Unicafes-AL, Antonino Cardozo, os encontros com grupos de mulheres também renderam saldo positivo na formatação de projetos e no fortalecimento das iniciativas como as vendas de iguarias artesanais, inclusive para a merenda escolar.
“Um janela importantíssima que se abriu neste ano de 2023. Um espaço que trouxe soluções de acesso ao crédito, educação financeira e que apresentou meios para as sustentabilidade dos grupos de mulheres que produzem bolos, doces, pães e etc. Para o próximo ano, já temos um calendário definido com acompanhamento das turmas desse ano e a seleção de novos grupos”, disse o presidente Antonino Cardozo.
Com o encerramento do ciclo 2023, durante a 5ª Jornada Pedagógica que foi realizada na sede da Associação dos Agricultores Alternativos (AAGRA), em Igaci, os grupos do Jovem Coop Aprendiz e do PecSol desenvolveram um planejamento estratégico para as suas respectivas singulares.