Agro
Brasil lidera uso de agrotóxicos; veja como evitar excessos
Relatório internacional mostrou que uma pessoa morre a cada dois dias no Brasil por conta dos agrotóxicos. Saiba como evitar complicações
O Brasil lidera o ranking mundial em uso de agrotóxicos, superando o consumo de países como China e Estados Unidos juntos, de acordo com levantamento da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO), com dados de 2021.
Esse dado acende um alerta, uma vez que o uso destas substâncias pode representar riscos significativos à saúde. O relatório “Comércio Tóxico”, elaborado pela organização internacional Friends of the Earth Europe, por exemplo, aponta que uma pessoa morre a cada dois dias no Brasil, em decorrência do uso de pesticidas.
Como evitar agrotóxicos?
A nutricionista Vanessa Sousa, também do HSVP, diz que é possível se proteger da contaminação via alimentos com a adoção de alguns cuidados, especialmente com a higienização correta, com lavagem em água corrente e, caso os alimentos tenham que ser comidos com casca, que se deixe de molho em bicarbonato e água por 30 min.
Outra forma é comprar alimentos orgânicos ou com poucos agrotóxicos. “Evite alimentos muito grandes, pois o crescimento além do tamanho natural significa que foram expostos a uma grande quantidade do produto. Além disso, prefira os alimentos da estação. A safra é o período no qual a planta tem todas condições favoráveis para crescer, sem a adição de substâncias químicas na lavoura”, aconselha.