Agro

Encorte 2024 eleva expectativas para produção de carne no nordeste

Encorte 2024 apresentou tendências positivas para investimento em tecnologia na produção de carne de boi na região

Por Assessoria 17/03/2024 10h10 - Atualizado em 17/03/2024 11h11
Encorte 2024 eleva expectativas para produção de carne no nordeste
Especialistas e produtores da pecuária de corte de vários estados se encontraram no Centro de Convenções, em Maceió - Foto: Erick Siqueira

O sucesso do maior encontro da pecuária de corte do Nordeste, o Encorte 2024, foi além do esperado e trouxe uma visão otimista para a produção de carne na região. Após o ciclo de palestras e bate-papo entre especialistas do agro e os produtores rurais, a expectativa é de alta no mercado para a safra de 2025.

O evento, idealizado pela Start Soluções em Agronegócio, ocorreu de 13 a 15 de março no Centro de Convenções, em Maceió-AL, com participação de público de 19 estados. Foram mais de 650 produtores, de 146 cidades diferentes, e profissionais do setor debatendo as principais estratégias para a Cria, Recria, Engorda, Inovação, Pastagem e Gestão das empresas rurais.

Na edição deste ano, o Encorte trouxe muitas novidades, entre elas o Painel Enpasto e a apresentação do único benchmarking da pecuária de corte do Nordeste. A nova data de realização do encontro também foi mudada, pensando em atender o regime de produção das propriedades do Nordeste.

“Muita tecnologia que foi vista no Encorte o produtor já pode colocar em prática na sua região. O encontro é um momento de celebração da pecuária de corte, principalmente porque no Nordeste a gente já produz muito bem, mas agora podemos produzir com tecnificação e qualidade. Aquilo que já era bom, fica melhor ainda. O bezerro que vai ser servido em 2025, está sendo preparado desde o final do ano passado. Então, esse é o momento de investir para colher na alta lá na frente”, explicou o CEO da Start Soluções em Agronegócio, Marcelo Araújo.

Para a pecuária de corte de todo o país, tem sido um momento desafiador no agronegócio. Os produtores estão cada vez mais atentos para os cuidados com a pastagem, a preparação do campo, investimentos em tecnologias de gestão das propriedades, preparação da cria e, principalmente, na engorda dos animais.

“É muito importante participar de evento técnico como esse porque a gente fica sabendo das novas tecnologias, novas tendências do mercado e os sinais em relação a preço de animais. Então você já vê no horizonte uma tendência positiva e começa a pensar no investimento dentro da fazenda. A gente adquiriu conhecimento para implantar novas tecnologias e manter a produtividade para quando o preço da arroba melhorar, ter produção para entregar no mercado”, acredita Antônio Brandão, pecuarista alagoano que também apresentou os índices de produção da sua fazenda.

Expo Encorte


O Encorte 2024 também teve o momento de fazer negócios. Foram 33 grandes marcas do agronegócio brasileiro participando, apresentando inovações e oferecendo condições especiais para o público presente. O resultado preliminar de movimentação financeira da Expo Encorte ultrapassou R$ 2 milhões em negócios.

De Alagoas, o produtor Vinícius Cansanção ressaltou a importância do espaço não só pelas palestras com os especialistas do agro, mas também com a ponte entre os pecuaristas, os profissionais do setor e as empresas.

“Esse network é muito importante porque você encontra gente aqui de vários estados. Eu já encontrei aqui gente de Sergipe, de Pernambuco; fora os pecuários de Alagoas, que a gente só tem uma oportunidade de encontrar, normalmente é durante a Expoagro. Então você tem mais uma oportunidade de encontro, de trocar ideias, informações, fazer negócios, além de palestras que são de alto nível”, destacou Vinícius Cansanção.

Quem aprovou a edição deste ano do encontro, já está se preparando para o próximo evento. A data do 8º já foi confirmada e vai acontecer nos dias 9, 10 e 11 de abril de 2025.