Agro
Expoalagoas Genética é aposta para a retomada da pecuária
Exposição, que é organizada pela Associação dos Criadores de Alagoas (ACA), será realizada de 15 a 21 de abril no Parque da Pecuária, com a expectativa de receber quase 500 animais
Com um mercado buscando a estabilidade no preço da arroba do boi gordo e no preço dos bezerros, o setor pecuário de Alagoas conta com a força da Expoalagoas Genética para agregar conhecimentos aos rebanho locais e manter firme os negócios, principalmente entre o gado comercial. A Exposição, que é organizada pela Associação dos Criadores de Alagoas (ACA), será realizada de 15 a 21 de abril no Parque da Pecuária, com a expectativa de receber quase 500 animais.
De acordo com o criador e analista de mercado Antônio Brandão, o ciclo pecuário deverá se estabilizar ainda neste ano, e o momento é de crença pela retomada dos investimentos.
“Os criadores estão fazendo o dever de casa bem feito, enfrentando o ciclo pecuário com cautela, mas buscando fôlego para retomar. O setor conta com uma perda de 20% no preço do boi gordo e dos bezerros, é um momento que pede atenção para atravessar a crise e se manter no mercado”, destacou Brandão.
As vésperas da Expoalagoas Genética, a recomendação do analista é apostar no hall de conhecimentos trazidos pela exposição e na expertise da pecuária alagoana, que é reconhecia nacionalmente.
“Os pecuaristas precisam participar do evento de olho na abertura de oportunidade e em alternativas produtivas em seu berço de tecnologias. Um espaço que expõe e vende animais, dentro da casa do criador, que sempre vai estar a postos para difundir genética e falar de desenvolvimento”, explicou Brandão.
Apesar de ser o segundo menor estado do Brasil, Alagoas é destaque e sempre atuou na vanguarda do rebanho nacional, com um dos melhores índices de produtividade tendo a vaca nelore mais cara do mundo e com grande número de touros em centrais de reprodução em Uberaba, cidade sede da Associação Brasileira dos Criadores do Zebu (ABCZ).
“Os nossos criadores preservam a qualidade animal. Temos um plantel pequeno, mas que se empenha em fazer bem feito, evoluindo e agregando valor à média nacional. Então, a Expoalagoas Genética é esse celeiro de oportunidades. Esse ciclo pecuária não é o primeiro e nem vai ser o último, então essa é a vitrine que precisamos para que a parte técnica da criação continue a evoluir a genética, explicou Brandão.
A programação da Expoalagoas Genética 2024 vai contar com julgamentos das raças nelore, girolando, gir e dos equinos mangalarga marchador. O evento também será palco para a Mega Leite Nordeste e para a 5ª Etapa do Campeonato Regional do Mangalarga Marchador.