Agro
Com Instruções Normativas, governo de AL atende pleito de criadores por mais competitividade no leite
Em defesa do setor leiteiro de Alagoas e em busca de competividade para o segmento, o governo de Alagoas atendeu ao pleito da Associação dos Criadores de Alagoas (ACA) em conjunto com a Federação da Agricultura e Pecuária de Alagoas (FAEAL), com duas Instruções Normativas (IN) que passam beneficiar o setor produtivo leiteiro e retiram benefícios fiscais para a importação de produtos de outros países. O ato aconteceu durante solenidade realizada nesta segunda-feira, 1º de abril, conduzida pelo governador de Alagoas, Paulo Dantas.
O encontro que contou com a participação do presidente da ACA, Domicio Silva, promoveu a assinatura da IN 16/24 que regulamenta o Programa de Desenvolvimento da Indústria Leiteira de Alagoas, e a IN 18/24, que suspende os benefícios fiscais para a Importação de Leite e Derivados.
“Não é justo que empresas e laticínios e distribuidores atacadistas detenham incentivos do estado para trazer produtos de outros países em detrimento do produtor local. Em uma classe sobretudo de pequenos produtores, e que vem passando por um crise de grande proporção. Uma medida bem tomada, a favor do produtor, com muito diálogo entre o setor público e o privado, e que vai favorecer bastante a cadeia produtiva do leite”, explicou.
Alagoas é o quarto estado a aderir as medidas fiscais visando conceder mais competitividade ao setor. As instruções normativas devem renovar o fôlego do setor pecuário frente também a instabilidade no mercado da cadeia produtiva da carne. E ainda, segundo Domicio Silva, promete renovar os ânimos para a edição anual da Expoalagoas Genética, exposição técnica voltada para conhecimento sobre a genética para o público de criadores, profissionais do setor e para estudantes.
“Os anúncios feitos hoje pelo governador Paulo Dantas reforça o seu cuidado e sensibilidade com a economia alagoana. Estamos nos aproximando de uma grande exposição agropecuária, a Expoalagoas Genética, que objetiva justamente ajudar em conhecimento técnico ao criador. Então, isso anima mais aos produtores a participares desse grande evento, sendo medidas importantes e num momento oportuno para demonstrar a força da pecuária local”, destacou Domicio Silva, presidente da ACA.
A Expoalagoas Genética é uma exposição agropecuária técnica voltada para disseminar conhecimento sobre a produtividade e a evolução genética dos rebanhos. Neste ano, o evento acontece de 15 a 21 de abril, no Parque da Pecuária, em Maceió. A programação conta com julgamentos, exposição de animais, leilões e competição Ranch Sorting.