Agro
Expoalagoas Genética valoriza mercado da pecuária
O evento, que se encerra no domingo,21, no Parque da Pecuária, recebe cerca de 500 animais da raça nelore, girolando, gir e mangalarga marchador
A edição anual da Expolagoas Genética segue fortalecendo o mercado da pecuária, com a compra e venda de animais, julgamentos, encontros técnicos e compartilhamento de conteúdo sobre melhoramento genético dos rebanhos. O evento, que se encerra no domingo,21, no Parque da Pecuária, recebe cerca de 500 animais da raça nelore, girolando, gir e mangalarga marchador.
Contando com o apoio dos criadores e de entidades como a Federação da Agricultura e Pecuária de Alagoas (FAEAL), Secretaria de Estado da Agricultura e Sebrae-AL, o evento promovido pela Associação dos Criadores de Alagoas (ACA) é uma das apostas para retomar os ânimos no mercado pecuário do Brasil, que vem sofrendo com a instabilidade do preço do boi gordo e as perdas do leite interno frente as importações.
De cunho técnico, a exposição promove, com sucesso, a união dos criadores, e enaltece o trabalho realizado nas fazendas. Isso porque, mesmo entre os menores estados do Brasil, Alagoas é um dos destaques em produtividade na pecuária - considerado celeiro da pecuária nacional.
“A exposição, de fato, coroa todo um trabalho realizado durante todo ano, com tanto planejamento e preparo pelos criadores. E realizar uma exposição exclusiva sobre o mercado da genética e trazer os resultados desses investimentos para o evento, sem dúvida nos mostra que estamos trabalhando com as ferramentas e tecnologias corretas para cada vez mais acelerar os ganhos na produção da carne e do leite”, explicou o presidente da Associação dos Criadores de Alagoas (ACA), Domicio Silva.
Com uma programação focada na eficiência da pecuária a partir do uso do melhoramento genético, Exposição vai fortalecer as cadeias produtivas e a praça comercial entre os estados do Nordeste. O evento recebe o 3º Encontro de Gerentes e Vaqueiros de fazenda; os julgamentos das raças nelore, gir, girolando e do mangalarga marchador. Por mais um ano, a Exposição será palco da Circuito Mega Leite Nordeste e da etapa do Campeonato Nordestino da Raça Mangalarga Marchador.
Os leilões Santa Nazaré, Nelore Santa Catarina e Genética de Berço vão ofertar seleções genéticas para produção de carne e leite. Os números finais da Exposição devem apresentar um crescimento de 12%, atingindo cerca de R$5 milhões em negócios.
“Alagoas é um tradicional estado produtor de genética e sem dúvida esse mercado se fortalece e cresce após a exposição”, disse o presidente da ACA, Domicio Silva.
Mangalarga
A raça mangalarga marchador marca presença no evento, já sendo considera a maior em presença de animais pelo Parque da Pecuária. Com representantes de todo o Nordeste, o 5º Campeonato Nordestino do Mangalarga Marchador recebeu 300 animais, que competiram nas categorias marcha batida, marcha pica e prova de morfologia.
Jaime Tavares, presidente da Associação Alagoana dos Criadores do Cavalo Mangalarga Marchador (AACCMM), explica que a competição traz animais de destaque no cenário regional. “Um exposição muito forte, com grande presença de público, e uma verdadeira celebração ao crescimento da raça. Muitas disputas em pista e um show de genética, além de muita beleza racial”, disse.
A programação deste sábado, 20, no Parque da Pecuária, segue com julgamentos das raças giolando e gir leiteiro, além do encerramento do Campeonato Nordestino do Mangalarga Marchador- das 8h às 18h. O Leilão Nelore Santa Catarina High Performance encerra a programação do dia, a partir das 19h30. A ACA encerra a Expolagoas Genética no domingo, 21, com o Leilão Genética de Berço, às 12h.