Agro

Expoalagoas Genética: raças nelore e gir expõem qualidade do rebanho do NE

A exposição de ambas raças premiou os melhores criadores das categorias bezerro, júnior e adulto

Por Bccom Comunicação 19/04/2024 09h09 - Atualizado em 19/04/2024 09h09
Expoalagoas Genética: raças nelore e gir expõem qualidade do rebanho do NE
Expoalagoas Genética: raças nelore e gir expõem qualidade do rebanho do NE - Foto: Paulo Bugarin

A pista de julgamentos de bovinos da Expoalagoas Genética 2024 recebeu as primeiras atividades nesta quinta-feira, com avaliações das raças nelore e gir leiteiro. A exposição de ambas raças premiou os melhores criadores das categorias bezerro, júnior e adulto.

A genética apresentada pela raça genética agradou ao jurado, Fábio Misiara, que é do Estado de Minas Gerais e integrante do colegiado de jurados da Associação Brasileira dos Criadores do Zebu (ABCZ). Segundo ele, o rebanho nordestino apresenta um das melhores genéticas do Brasil.

Julgamentos de bovinos da Expoalagoas Genética 2024. Foto: Paulo Bugarin

“Por mais uma ano temos a satisfação de participar da Expoalagoas Genética, e pudemos perceber já uma homogeneidade, com animais bem desenvolvidos com qualidade de musculatura e posteriores bem definidos, de força e estrutura correta. Com o nelore, estamos procurando animais que tenha melhor capacidade de produzir carne”, afirmou Misiara.

No período da tarde, a Exposição do gir leiteiro atraiu grande público de criadores para o recinto de julgamento. A competição está entre as etapas do 5º Circuito Nordestino da raça Gir leiteiro. Estiveram na disputa animais de Alagoas, Sergipe e Pernambuco. Em pista, sobressaiu a genética da Fazenda Crauatá consagrando o criador Alexandre Oiticica eleito melhor criador e expositor com 348 pontos somados.

“A Expoalagoas Genética é sempre composta por uma disputa de muita qualidade genética, com trabalhos de excelência em avaliação. Esse nível foi alcançado devido a evolução da genética do gir leiteiro e sobre o impacto positivo que tem levado ao mercado, ofertando animais funcionais e pontuais em produtividade. A união dos criadores para buscar esse avanço técnico também foi fundamental”, descreveu.

O julgamentos da raça retornam nesta sexta-feira, 19, com a continuidade da etapa alagoana do 5º Circuito Nordestino do Gir Leiteiro e a estreia da raça girolando em pista, com o Circuito Mega Leite Nordeste. As provas têm início às 9h.