Agro
100% alagoano, sistema inovador tem auxiliado produtores a reduzir custos com irrigação
Um sistema pioneiro e inovador para irrigação de culturas vem ganhando destaque no Agreste de Alagoas. Trata-se do Slimcap, desenvolvido pelo projeto de pesquisa e extensão do Grupo Irriga, do curso de Agronomia da Universidade Federal de Alagoas, em Arapiraca.
Slimcap é a sigla para Sistema Lisimétrico de Informações para Monitoramento do Consumo de Água pelas Plantas. O método desenvolvido pela Grupo Irriga prevê a utilização de irrigação por gotejamento aliado a um monitoramento contínuo do processo por meio de aplicativo, auxiliando na redução de custos para pequenos agricultores e aumentando a eficiência hídrica.
O produtor Edinei Oliveira Martins cultiva hortaliças no povoado Batinga, zona rural de Arapiraca. Ele foi um dos contemplados com a assistência prestada pelos técnicos da Ufal.
“Tô gostando muito, tá economizando água e antes eu passava o dia todo com a bomba ligada, molhava o solo todo, morria planta e aparecia muito mato, agora eu agoou (sic) duas vezes por dia e tem sido muito bom, tenho economizado”, relatou.
Ao todo, 20 produtores da região participarão do projeto de extensão, que recebeu apoio do Instituto Interamericano de Cooperação Agrária e do governo federal, através do Ministério de Desenvolvimento Regional (MDR).
Responsável pelo grupo Irriga, o professor Márcio Aurélio criou o sistema de monitoramento com apoio de alunos de graduação e pós-graduação da curso de agronomia.
“Observei muito desperdício de água nas propriedades da região, então criamos esse monitoramento via lisímetro e temos obtido bons resultados com esta tecnologia junto aos pequenos produtores”, explica Marcio.
“O método é pioneiro e 100% desenvolvido em Alagoas, tem inovado e eu espero que vire uma febre entre os produtores do estado”, acrescenta o professor.
Como funciona
Através do fornecimento de informações precisas sobre a distribuição e consumo de água que as culturas hortícolas da região realmente precisam, o Slimcap permite que agricultores possam monitorar de forma mais eficiente os sistemas irrigatórios.
Através da instalação de lisímetros, espécie de tanque para medição que permite a condução controlada da água para as mangueiras de irrigação.
*Estagiária sob supervisão