Agro
Associação dos Criadores comemora reconhecimento de zona livre da aftosa em AL
. A medida foi publicada por meio da portaria de nº 678 publicada nesta quinta-feira, 2, após grande articulação da ACA e dos demais órgãos técnicos do setor, além de entidades de classe
O presidente da Associação dos Criadores de Alagoas (ACA), Domicio Silva, celebrou o reconhecimento nacional do estado de Alagoas como zona livre da aftosa sem vacinação pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa). A medida foi publicada por meio da portaria de nº 678 publicada nesta quinta-feira, 2, após grande articulação da ACA e dos demais órgãos técnicos do setor, além de entidades de classe.
“Conquista importante, que contou com o compromisso conjunto, conscientizando os criadores, convocando os municípios a estender o nosso apelo, e além de tudo contando com a participação do governo do estado através do governador Paulo Dantas e da interlocução do deputado federal Arthur Lira junto do Ministério da Agricultura”, relatou Domicio Silva, presidente da ACA.
O status sanitário de zona livre da aftosa já é considerado, segundo Domicio, um avanço para que Alagoas não passasse a ser excluída dos mercados junto aos outros estados.
“Muito importante para não afetar, principalmente, o mercado da carne com os outros estados. Isso ajuda o mercado local e mantém o setor aquecido. Deveremos avançar em mais algumas etapas, ressaltando sempre que a mobilização tem que continuar no sistema estadual. Precisamos ficar vigilantes e manter o status de zona sanitária livre sem vacinação”, enfatizou Domicio Silva.