Agro
José Lopes e sua nova maneira de comunicar na representação comercial da Caeté
Nas redes, ele compartilha o desenvolvimento de suas atividades em Alagoas com outros quatro representantes comerciais
A Usina Caeté é referência no setor sucroenergético. Desde a fundação, a empresa mantém em seus ideais um compromisso com a qualidade de seus produtos e com a boa exposição de sua marca.
Em tempos de modernidade e de alto fluxo de informações, a comunicação digital assume um papel fundamental para o desenvolvimento dos negócios e expande os horizontes da atuação dos representantes comerciais.
Carismático
José Lopes é um dos pioneiros na representação comercial da Usina Caeté, iniciada no escritório da antiga Lagense, em Arapiraca. No final de década de 1980, começou a traçar uma trajetória que, apesar das dificuldades, já tinha um olhar voltado às inovações e a apresentação das melhores soluções para os clientes.
“Quando iniciei minha atuação profissional, o primeiro pensamento foi dinamizar a logística, visto que atendíamos uma área muito maior dentro do Estado de Alagoas. Procurei investir em um transporte para agilizar as entregas e estar em mais ambientes no decorrer do dia, realizando mais visitas e desenvolvendo uma relação de proximidade”, relembrou José Lopes, que hoje atua na região do agreste alagoano, em uma área que compreende 14 municípios.
José Lopes compartilha o desenvolvimento de suas atividades em Alagoas com outros quatro representantes comerciais. Através das ideias do gerente de Mercado Interno, André Bulhões, durante as reuniões, ele foi influenciado a desenvolver um perfil nas redes sociais. Aos 68 anos de idade, revelou que o ambiente digital “não era sua praia”, mas que a mudança de mentalidade veio a partir do momento em que começou a desenvolver conteúdo para o Instagram em junho de 2023.
“Contratei um fotógrafo e uma equipe de marketing e venho desenvolvendo um projeto com vídeos que já chegaram a ter mais de 30 mil visualizações. É um trabalho importante, porque nós, como representantes, nos tornamos mais conhecidos para outros públicos, bem como potencializamos os novos produtos da Caeté, como o Álcool Gel Acendedor, que divulgamos e obtivemos um ótimo resultado na repercussão. Toda semana nós discutimos a programação mensal e apresentamos ideias que sustentem esse projeto que está prestes a completar um ano. Através das sugestões, eu vou vencendo até a ideia de que não levo jeito para isso. Dou risada, sigo as sugestões e, graças a Deus, tem dado frutos excelentes”, confidenciou o representante comercial.
O Gerente de Mercado Interno da Usina Caeté, André Bulhões, ressaltou a importância de integrar as mídias sociais na estratégia de divulgação das marcas representadas pelos profissionais comerciais. “Na Usina Caeté, os representantes são encorajados a ter essa abordagem, respeitando as determinações da Política de Comunicação da empresa. Este enfoque não apenas amplia o alcance da marca, mas também fortalece a relação entre os representantes comerciais e sua clientela”, destacou.
Impactado com os resultados de alcance das redes sociais, José Lopes afirmou que a inovação e a tradição não são concorrentes, mas aliados no momento de fidelizar um cliente: “Precisamos saber falar com todos os públicos. A linguagem das redes sociais nos possibilita chegar a mais pessoas, mas temos sempre que lembrar dos contatos e das amizades que estabelecemos antes da ‘era’ digital, no ‘olho no olho’. Independente disso, não se pode perder a originalidade, nem o bom trato com os clientes. A fidelização está na proximidade com os interesses do cliente, independentemente da distância geográfica”.
Atendendo cerca de 200 clientes, José Lopes mantém a idealização de um modelo comportamental para os representantes comerciais: “Eu levanto todos os dias às 5 da manhã, sempre com um pensamento positivo de cada vez atender melhor meus clientes. O pensamento é de pontualidade, fidelidade, abertura às inovações e principalmente, abraçar o que se está fazendo. Aplicar amor e a sua verdadeira essência no que se faz é fundamental para o sucesso como representante comercial”.