Agro

Rebanho de Alagoas tem melhoramento genético após pareceria entre Estado e Conafer

Em 2023, Estado viabilizou 178 protocolos de inseminação artificial em tempo fixo sem custo algum para produtores familiares

Por Ascom Seagri 14/06/2024 14h02 - Atualizado em 14/06/2024 15h03
Rebanho de Alagoas tem melhoramento genético após pareceria entre Estado e Conafer
Objetivo principal é que os produtores consigam melhorar o rebanho a custo zero - Foto: Seagri/AL

A Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária de Alagoas (Seagri) renovou por mais um ano o Acordo de Cooperação Técnica com a Confederação Nacional de Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares Rurais (Conafer). A parceria vai promover ações de melhoramento genético do rebanho alagoano por meio do Programa Mais Pecuária Brasil.

O objetivo principal é que os produtores consigam melhorar o rebanho a custo zero, seja de leite ou de corte, passando a produzir mais e com mais qualidade, através do uso da biotecnologia de inseminação artificial.

As bezerras e bezerros dos primeiros protocolos de inseminação, realizados em 2023, já começaram a nascer, democratizando uma genética de ponta com uso de sêmen de centrais de inseminação, viabilizadas pela Conafer.

No ano de 2023, foram 178 Inseminações Artificiais em Tempo Fixo (IATFs) para os produtores da agricultura familiar, realizadas nos municípios de Major Izidoro (71), Viçosa (32), Poço das Trincheiras (48) e Coruripe (27).

Com o termo aditivado por mais um ano e entre os dias 11 e 12 de junho de 2024 a equipe da Superintendência de Desenvolvimento Agropecuário (SUPDA) da Seagri e o médico veterinário da Conafer iniciaram 52 novos protocolos de IATF, em Major Izidoro.

As Prefeituras Municipais que tiverem interesse em participar do Mais Pecuária Brasil e levar melhoramento genético, por meio da biotecnologia de IATF, para os pequenos produtores podem entrar em contato com a Seagri pelo WhatsApp da SUPDA, pelo número (82) 98883-7562 ou pelo e-mail [email protected].