Agro
Produtores já podem emitir Certificado de Cadastro de Imóvel Rural
Com o certificado atualizado é possível acessar financiamentos bancários para investimento na propriedade
O prazo para o produtor rural emitir o Certificado de Cadastro de Imóvel Rural (CCIR) 2024 começou na terça-feira (18) e segue até o dia 17 de julho. O documento é indispensável para transferir, arrendar, hipotecar, desmembrar, partilhar (em caso de divórcio ou herança) o imóvel rural. Além disso, só com o certificado atualizado é possível acessar financiamentos bancários para investimento na propriedade.
“Trata-se do principal documento cadastral da propriedade. O produtor rural precisa estar com ele atualizado anualmente para obter qualquer crédito rural. O certificado fornece ainda os dados da área, a localização, o tipo de exploração e a classificação fundiária do imóvel rural”, informa o presidente da Faeal, Álvaro Almeida.
A analista de arrecadação do Senar Alagoas, Carla Christine Lima, lembra que CCIR 2024 substituirá o documento expedido em 2023 e só será válido com a quitação da Taxa de Serviços Cadastrais referente a exercícios anteriores.
“Os produtores alagoanos vinculados ao Sistema Faeal/Senar, ou aqueles que queiram se vincular, contam com a orientação dos nossos técnicos caso haja alguma dúvida a respeito do certificado, assim como aquelas que ainda não estão vinculados”, explica a analista.
Os serviços de informação e orientação podem ser acessados através do e-mail: [email protected] ou pelo telefone (82) 3217 9824.