Agro
Dia de Campo capacita produtores rurais do agreste alagoano em manejo eficaz na bovinocultura de leite
Ação é inciativa de programa do Banco do Nordeste e pretende aumentar a produtividade de leite na região
Nesta quarta-feira, 26, produtores rurais de Estrela de Alagoas, no agreste alagoano, vão participar de Dia de Campo sobre manejo, sanidade e ordenha higiênica na bovinocultura de leite. A ação é iniciativa do Programa de Desenvolvimento Territorial (Prodeter) do Banco do Nordeste que, em parceria com o Instituto de Inovação para o Desenvolvimento Rural Sustentável de Alagoas (Emater), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e Secretaria Municipal de Agricultura de Estrela de Alagoas, pretende aumentar a produtividade do rebanho e difundir tecnologias aplicadas à atividade.
O evento acontece na zona rural de Estrela de Alagoas, com a participação de 30 produtores que vão replicar as técnicas aprendidas em suas comunidades. A capacitação será conduzida pelo médico veterinário Gilvan Correia Filho, da Emater.
O superintendente estadual do BNB, Sidinei Reis, esclarece que o Prodeter é uma estratégia da instituição para contribuir com o desenvolvimento territorial, por meio da organização e fortalecimento das atividades econômicas prioritárias e vocacionadas da região. “A atuação do Programa vai além do crédito e envolve parceria com entidades desenvolvimentistas e atores locais para promoção de capacitação, assistência técnica, difusão de tecnologia e comercialização da produção”, ressalta.
Já o agente de desenvolvimento do Banco do Nordeste, Afrânio Barros, que está à frente do Prodeter da Bovinocultura de Leite do Agreste Alagoano, destaca que a ação é importante para capacitar os produtores, em sua maioria agricultores familiares. “São temas que impactam diretamente na qualidade do leite e produtividade alcançada nessa atividade”, afirma. Ele acrescenta que, além de Estrela de Alagoas, os municípios de Minador do Negrão e de Igaci também participam do Programa e que esse treinamento já ocorreu para os produtores de Minador do Negrão. Em Igaci, a previsão é que aconteça no segundo semestre.
Produtividade
Afrânio enfatiza que o trabalho realizado pelo Prodeter visa ao aumento da produtividade do rebanho em 30%, no período de três anos, desde a implantação do Programa, em 2022. “Ao final desse ano, vamos fazer a avaliação técnica para constatar o percentual de crescimento da produção de leite nos municípios participantes do Programa, abrangendo 83 produtores. Já observamos esse aumento e, conversando com os produtores locais, eles também atestam o crescimento”, disse.
O agente de desenvolvimento do BNB relata outras ações já concretizadas e que estão contribuindo para o incremento da produtividade, a exemplo de capacitação em nutrição animal, associativismo e parceria entre as prefeituras e a Confederação Nacional dos Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares do Brasil (Conafer) para promoção do melhoramento genético do rebanho. “Pela parceria, os médicos veterinários realizam gratuitamente a inseminação artificial no rebanho dos produtores locais, com o objetivo de melhoramento genético para que as matrizes produzam mais leite”, informa.
SERVIÇO:
Dia de Campo – Manejo, sanidade e ordenha higiênica
Data: 26.06.2024
Hora: 9h
Local: Sitio Pilões, Zona Rural do município de Estrela de Alagoas.