Agro

ENCOOPAL destaca pauta da inovação e lança programa de apoio ao setor

O evento é uma inciativa da Secretaria de Estado do Desenvolvimento, Indústria e Serviços (Sedics) em parceria com a União das Cooperativas da Agricultura Familiar e da Economia Solidária (Unicafes-AL)

Por Bccom Comunicação 08/07/2024 18h06
ENCOOPAL destaca pauta da inovação e lança programa de apoio ao setor
Encontro contou com a participação do governador de Alagoas, Paulo Dantas, que esteve presente ao lado do vice Ronaldo Lessa, e de secretários de governo - Foto: Reprodução

O Encontro Estadual do Cooperativismo Alagoano (ENCOOPAL) recebeu, por mais um ano, cooperativas e apresentou os trabalhos de sucesso realizados em Alagoas. A edição deste ano, que foi realizada nesta segunda-feira,8, em alusão ao Dia Internacional do Cooperativismo, focou em palestras sobre na inovação, crescimento, participação feminina e na geração de emprego e renda no setor da agricultura familiar. 

O evento é uma inciativa da Secretaria de Estado do Desenvolvimento, Indústria e Serviços (Sedics) em parceria com a União das Cooperativas da Agricultura Familiar e da Economia Solidária (Unicafes-AL).

O encontro contou com a participação do governador de Alagoas, Paulo Dantas, que esteve presente ao lado do vice Ronaldo Lessa, e de secretários de governo. Na oportunidade, Dantas promoveu a assinatura do decreto que institui o Programa Alagoas + Cooperativa, que vai estimular o desenvolvimento de políticas cooperativistas integradas, em conjunto com as diferentes secretarias. O setor também receberá uma nova linha de crédito junto a Agência Desenvolve com o Inova Cred Coop, que será destinado, principalmente, para a agricultura familiar.

“Alagoas se tornou modelo para o Brasil com o Cooperativismo, e tem sua população cada vez mais se conectando aos serviços e a filosofia cooperativista. São mais de 300 mil pessoas que usufruem das atividades do segmento. É nosso papel destacar e caminhar junto ao potencial do setor”, disse o governador Paulo.

Com grande público de cooperativas do segmento da agricultura familiar, o ENCOOPAL compartilhou três palestras abordando as temáticas do crédito, tecnologia e atendimento e sobre a participação feminina no Sistema Nacional Unicafes. Já nos painéis sobre cases de sucesso foram apresentado os seguintes casos: CoopVila e a reciclagem de resíduos em Marechal Deodoro; Inovação a partir do Selo Biocombustível Social – Unicafes-AL e Coopaiba; CPLA e o leite em pó da agricultura familiar e a Comunicação alagoana – o caso da Cooperativa de Jornalistas/Jorgraf.

Marcelo Martins, CEO da Unicred União, proferiu a palestras inaugural. Ele destacou o momento de ascensão do cooperativismo no Brasil e no mundo. O ENCOOPAL também foi palco para o lançamento do livro CoopBook, escrito por Martins. A Unicred União é uma cooperativa de crédito que conta com mais de 25 mil cooperados.

“O cooperativismo nasce de uma necessidade, e por isso temos nacionalmente um movimento muito forte na busca por soluções para a economia e desenvolvimento, onde o cooperativismo vem sendo acionado por justamente ser esse movimento que gira a economia e gera oportunidades em instituições financeiras”, disse Martins.

Previsto em lei, o ENCOOPAL foi retomado por inciativa da Unicafes Alagoas em 2022, e vem sendo um dos principais ambientes de negócios e trocas de experiências. Na agricultura familiar, a presidente da Unicafes-AL, Maria José Alves, destaca o protagonismo do modelo de negócio cooperativo na organização dos pequenos agricultores e para o escoamento da produção.

“O ENCOOPAL celebra os avanços do nosso setor, momento no qual a gente renova o nosso compromisso e ainda demanda soluções para o desafio da comercialização dos produtos da agricultura familiar. A Unicafes Alagoas se orgulha de ter batalhado pela retomada do ENCOOPAL, pois esse é mais um elo para a intercooperação e a soma de forças do nosso setor”, declarou Maira José, presidente da Unicafes-AL.

Fátima Torres, presidente do Sistema Nacional Unicafes, participou do evento enquanto palestrante, sob o tema “Participação das mulheres no cooperativismo”. “Alagoas já se torna solo sagrado para o desenvolvimento do cooperativismo, e em especial na política de atenção as mulheres. Pude compartilhar o protagonismo do público feminino no comando das cooperativas e na liderança. Isso é fruto do empoderamento e da formação que as Unicafes trabalham em seus núcleos”, afirmou Torres.