Agro
Asplana promove encontro técnico para esclarecer pagamento de créditos CBIOs à fornecedores
A reunião, que vai contar com a participação de presidentes das Associações do Nordeste, acontecerá a partir da 9h, na sede da Asplana em Maceió
A Associação dos Plantadores de Cana de Alagoas (Asplana) em parceria com a União dos Plantadores de Cana do Nordeste (Unida) e Federação dos Plantadores de Cana do Brasil (Feplana), promove na quarta-feira,24, encontro técnico para apresentação do cálculo para o repasse dos créditos de CBIOs do Renovabio. A reunião, que vai contar com a participação de presidentes das Associações do Nordeste, acontecerá a partir da 9h, na sede da Asplana em Maceió.
Para debater o tema, os fornecedores de cana vão assistir a palestra do especialista, João Botão, com explanação sobre os cálculos e a documentação necessária previstas no acordo do Renavabio com as usinas sucroenergéticas.
O presidente da Asplana, Edgar Antunes Filho, explica que a participação no resgate de crédito CBIOs já será válida para o fornecedor de cana perante a safra 2024/2025.
“Essa é uma demanda antiga do setor que virou uma conquista conjunta entre as entidades que representam o fornecedor brasileiro, o qual estima um incremento de melhorias para a própria produção das fazendas. Um valor que não vinha sendo repassado aos fornecedores, e somente para as indústrias, e agora essa fatia também vai girar para o fornecedor”, explicou o presidente da Asplana, Edgar.
Além de dirigentes e fornecedores do Nordeste, o encontro também vai contar com a presença dos presidentes da Feplana,Paulo Leal, e da Unida, Pedro Campos. “O fornecedor de cana precisa marcar presença para compreender o processo, entender sobre os valores de crédito e também sobre os trâmites burocráticos”, chama atenção Edgar Antunes.