Agro

41ª Expo Bacia vai democratizar genética leiteira

Prefeitura de Batalha já confirmou a realização de torneios leiteiros, exposição de animais, cursos e palestras

Por Assessoria 02/08/2024 19h07 - Atualizado em 02/08/2024 19h07
41ª Expo Bacia vai democratizar genética leiteira
Prefeitura de Batalha já confirmou a realização de torneios leiteiros, exposição de animais, cursos e palestras - Foto: Reprodução

A 41ª Expo Bacia Leiteira, evento de grande importância para o setor leiteiro de Alagoas, acontecerá de 11 a 15 de setembro no Parque Mair Amaral, em Batalha/AL. Com o objetivo de levar informações sobre genética, democratizar o conhecimento técnico e oferecer preparo focado em melhorias na produção de leite, a exposição visa melhorar o desempenho e fomentar a produção leiteira no estado.

Apesar da programação ainda estar em fase de finalização, a prefeitura de Batalha já confirmou a realização de torneios leiteiros, exposição de animais, cursos e palestras. O presidente da Associação dos Criadores de Alagoas (ACA), Domício Silva, estima a participação de cerca de 300 criadores, abrangendo a produtores de leite tradicionais e da agricultura familiar.

Domício destaca a importância econômica da produção de leite para os municípios do sertão de Alagoas, onde se concentra a Bacia Leiteira. “Ter conosco o pecuarista durante o evento é proporcionar um espaço de aprendizagem e atualização, onde os criadores podem conhecer novas tecnologias, práticas de manejo e tendências do mercado. Uma exposição muito forte que vem, comprovadamente, trazendo resultados em pois contribui para o aumento da eficiência na produção de leite” afirmou.

O evento promete atrair toda a população da região, com atrações para as famílias, além de criadores dos estados de Pernambuco e Bahia. A edição também contará com a exposição ranqueada da raça Girolando, sendo palco para apresentação dos melhores exemplares animais.

“Os julgamentos são momentos de avaliação, e de muito critério, onde podemos apontar a evolução genética e classificar os melhores trabalhos de criação. Com isso, a cada ano percebemos o desenvolvimento genético que contribui diretamente para a produção”, explica.