Agro
Entidades alagoanas lamentam morte do empresário Mauro Paiva: "Deixa seu legado"
Representantes do agronegócio e entidades locais expressam seu pesar pela perda do empresário e agropecuarista, que faleceu aos 64 anos
O falecimento do empresário e agropecuarista Mauro Paiva Neto, ocorrido na madrugada desta segunda-feira (5), aos 64 anos, gerou comoção no setor agropecuário alagoano. As entidades locais e representantes do agronegócio expressaram seu pesar pela perda de uma figura influente no desenvolvimento econômico do estado e do setor sucroalcooleiro no nordeste.
Mauro Paiva Neto, filho de Wilma Wanderley de Paiva e do falecido Sílvio Márcio Conde de Paiva, era uma figura respeitada no agronegócio, tendo atuado como acionista da Usina Coruripe e como um dos principais promotores da raça Nelore e dos cavalos Mangalarga Marchador.
A Usina Coruripe, onde era um dos principais acionistas, emitiu uma nota de pesar, destacando sua contribuição para a empresa e o setor sucroenergético do Nordeste brasileiro. "Mauro Paiva Neto teve uma contribuição imensa para o desenvolvimento da companhia, que se destaca como a maior do setor na região Norte/Nordeste", afirmou a usina em nota oficial. "Que sua memória seja sempre lembrada por suas realizações e contribuições. A Usina Coruripe está de luto!"
A Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) também lamentou profundamente a perda, destacando a importância de Mauro Paiva Neto no fortalecimento do agronegócio nacional. Em sua nota, a ABCZ recordou a trajetória da família Paiva na agropecuária, com especial ênfase na criação da marca Nelore SMP na Fazenda Flor da Serra, no município Mar Vermelho, em Alagoas, que se tornou referência nacional. "A ABCZ presta solidariedade e os mais profundos sentimentos à família e amigos", disse a associação.
A contribuição de Mauro Paiva Neto ao setor agropecuário alagoano foi amplamente reconhecida pelo presidente da Associação dos Criadores de Alagoas (ACA), Domicio Silva. Em nome de todos os criadores, Silva expressou suas condolências, destacando o legado de Mauro Paiva: "Perdemos um grande amigo e uma figura exemplar no mundo agropecuário. Mauro Paiva deixa um legado que continuará a influenciar e inspirar muitas gerações".
O presidente da Faeal, Álvaro Almeida, também lamentou a perda e transmitiu seu pesar à família, em nome do setor produtivo da agropecuária.
“Eu admirava e respeitava muito o Mauro, um dos grandes nomes do nosso segmento. Um homem de bem que deixa seu legado para o setor e para a sociedade. Sempre discreto e atento, atuava junto aos seus pares em defesa do setor produtivo do nosso estado. É uma grande perda para agropecuária alagoana”, afirma.
O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Alagoas (Crea-AL) também emitiu uma nota em memória de Mauro Paiva Neto, que além de empresário e agropecuarista, era engenheiro civil.
O Crea-AL relembrou a participação de Mauro na 76ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (Soea), em Palmas-TO, onde representou a Usina Coruripe e foi homenageado com uma placa de menção honrosa por sua relevante contribuição ao estado de Alagoas. "O Crea-AL presta sua solidariedade e deseja força aos colegas, amigos e família neste momento tão difícil", declarou a entidade.
O falecimento de Mauro Paiva Neto ocorreu em Belo Horizonte, Minas Gerais, onde participava da 41ª Exposição Nacional do Cavalo Mangalarga Marchador, evento no qual ele sempre teve grande envolvimento.
O velório e sepultamento estão previstos para esta terça-feira (6), em Maceió, onde familiares, amigos e colegas do agronegócio e da engenharia se reunirão para prestar as últimas homenagens.