Agro
Asplana participa de reunião sobre pagamento de CBIOs e do lançamento da safra 24/25 em Natal
Acordo fechado com as usinas garante que o produtor rural receberá pelo menos 60% da receita líquida auferida pela indústria com a venda dos CBIOs gerados pela cana do fornecedor
O presidente da Associação dos Plantadores de Cana do Estado de Alagoas – Asplana, Edgar Antunes, e demais diretores da entidade classe participaram, na quarta-feira, 14, na cidade de Natal, de mais um encontro para a apresentação do cálculo sobre o repasse dos créditos de CBIOs do RenovaBio das usinas para os produtores. Na oportunidade, também foi realizado o lançamento da safra 24/25.
O primeiro encontro ocorreu na Asplana, em Maceió, no dia 24 de julho, reunindo produtores e dirigentes de todas as entidades que representam os fornecedores de cana do Nordeste, além de gestoras da Feplana e da Unida. Em Natal, a reunião técnica foi promovida pela Associação dos Plantadores de Cana do Rio Grande do Norte - Asplan.
“Vamos percorrer todos os estados produtores de cana do Nordeste com a finalidade de esclarecer os nossos fornecedores sobre o cálculo para o recebimento dos CBIOs já a partir da próxima safra 24/25”, declarou Edgar Antunes.
Segundo o acordo fechado com as usinas pelos fornecedores de cana, o produtor rural incluído na certificação de unidade produtora com dados padrão receberá pelo menos 60% da receita líquida auferida pela indústria com a venda dos CBIOs gerados pela cana do fornecedor. Já para os produtores que se certificarem com dados primários (perfil específico), o acordo define um patamar mínimo de 85% da receita líquida adicional gerada em comparação com o perfil padrão.